Uma duvida sobre o dual boot

Posso escolher qualquer disco da minha maquina para fazer o particionamento?

Depois de habilitar o boot pelo pendrive na BIOS, quando o sistema linux estiver iniciando é quando vai aparecer o lugar para alocar o sistema?

1 curtida

se você quer dizer usar o pendrive da live como dispositivo para instalar duvido mas geralmente qualquer disco serve eu tenho um debian 11 intalado no meu micro sd(não tá dando boot atualmente trava no grub mas já funcionou antes e pretendo consertar)

se refere ao pendrive de instalação coreto?

Eu me refiro a qualquer disco msm, C D E…

Sim me refiro ao pendrive com a iso de instalação
Depois que faço o boot pelo pendriver, ele inicia o sistema Linux e então eu escolho o lugar para alocar? No caso o espaço que já deixei separado em um disco

1 curtida

Depende do instalador de cada distro – Manjaro, Mint, Debian

Em geral, eu preparo as partições pelo GParted ou pelo KDE Partition Manager, antes de iniciar a sessão Live. – Isso facilita evitar erros, pois sei o que eles fazem – ao passo que com alguns instaladores eu não tenho tanta certeza do que irão fazer.

1 curtida

C, D, E é no windows
no linux fica sda sdb sdc…

eu raramente uso windows não sei direito como funciona isso :smile:

otima dica! :clap: :clap: :clap: :clap:

1 curtida

Entendi, mais depois de fazer a inicialização do Ubuntu por exemplo, quando estiver instalando o sistema é quando ele vai pedir para escolher um lugar para alocar? A e no caso coloco ele no espaço que já deixei reservado ?

1 curtida

isso mesmo!

Entendi vlw

1 curtida