Uma distro futura: O Q4OS com Trinity!

Me recomendaram utilizar o Q4OS com o Trinity Desktop Environment pois consome muito pouco e entrega muito (pra mim).
Fiz um teste no LiveCD e é funcional, a Interface é rápida, simples, não tem muita dificuldade, só o Menu Inicial que me complicou (não sei se tem como mudar).

Esperar as férias chegar para eu mudar do Lubuntu para o Q4OS.

3 curtidas

Bom Dia!!! O mesmo é alterável para o estilo clássico
similar o do lxqt que vós usa.

1 curtida

A integração de outros ambientes de desktop no sistema Q4OS é suportada, eles podem ser instalados junto com o desktop Trinity padrão, por exemplo, KDE Plasma, LXQt, XFCE e outros… Segue link → Ambientes de área de trabalho | Q4OS

1 curtida

O Q4OS é sensacional. Conta com um instalador a partir do Windows, inclusive.

Mantém-se rápido e fluido quando roda sob KDE Plasma; e sob o Trinity é um dos sistemas mais leves que conheço sem ser minimalista, ou seja: funciona bem em máquinas modestas oferecendo muitos recursos e praticidade.

O Q4OS de 32 bits, com Trinity, roda muito bem no computador mais modesto de que disponho, que é um netbook jurássico, comprado em 2008, com Atom e 1 Giga de RAM.

Mas há desvantagem do Q4OS em relação ao Lubuntu:

(1) quando muda a base Debian, os interessados na nova edição do Q4OS precisam instalá-la “do zero”, enquanto que a passagem de uma edição do Lubuntu para outra pode ser feita a partir do sistema já instalado; e

(2) os programas em geral disponíveis para o Q4OS são mais datados que os do Lubuntu, pois a base do Q4OS é o Debian estável.

1 curtida

Uso no meu notebook, o desempenho é excelente.
Configurei para que tudo fique mais parecido possível (aplicativos QT3, TDE, KDE, Gnome) e está consumindo poucos recursos e entregando muitas funcionalidades.
O Trinity Desktop Environmento é o desktop mais leve e funcional que conheço, em quase todos os outros é necessário cortar algo para ter uma funcionalidade, aqui não tive dificuldades com os recursos.

1 curtida

Realmente uma Distro muito boa!

Uma coisa que me pertuba, os atalhos de teclado são complicados e nada intuitivos, e muito bugado, CTRL vira ALT do nada.
e em outros lugares CTRL continua sendo CTRL como qualquer outra tecla

Há uma sessão para configurar os atalhos de teclados nas configurações.
No entanto, creio que você deva até ser iniciante em Linux no geral, provavelmente o maior problema seu é não entender algumas coisas.