Sou usuário de distros da base Arch há algum tempo e tem algo me incomodando: a quebra de dependências e afins após a atualização. Não tenho tanto problema com isso no arch, atualizo uma vez por mês quando eu lembro, mas vez ou outra voce abre um programa e pumba: ganha uma hora perdida tentando resolver. Isso e algumas dificuldades de configuração de impressora, disso e daquilo…
bom, voltei para o manjaro mas incrivelmente ele apresentou muito mais problema de quebra após atualização que o arch em si, o que me levou até o Linux Mint (acho mais bonito que ubuntu). Mas eu gosto da simplicidade do pacman (que o apt me parece atrasado), do AUR, do conceito de ter tudo o mais atualizado possível e fica aquela pulga para instalar o archlinux de novo.
E ai pensei, será que existe alguma distro fixed release na base arch? Fiz uma pesquisa mas não achei nenhum projeto nesse sentido então pensei em fazer essa distro. Então aqui vai meu questionamento: Usuários arch, teriam interesse? Conhecem alguma distro fixed release com acesso ao AUR? Usuários de outras bases, se interessariam por um projeto desses?
No início acho que seria mais uma refisefuqi até ganhar um corpo maior (isso se chegar lá) mas fica ai uma possível contribuição
Antes mesmo de pesquisar me pareceu altamente improvável que exista uma distro fixed relase à partir de uma rolling - meio que não faz sentido.
Não sei se temos usuários de Arch/Manjaro suficiente aqui para conseguir um feedback consistente, já pensou em postar isso no fórum do Manjaro ou do Arch?
Uma coisa que pode amenizar isso, é instalar pacotes LTS no Arch e se manter neles. Por exemplo, usar o Kernel LTS e o KDE Plasma LTS, usando softwares em flatpak e snap, assim dificilmente o sistema quebraria, imagino.
E só tive problemas com softwares bibliotecas poucas vezes…
Nunca quebrou o sistema…
Normalmente fazia o dowgrade é esperava o conserto ou fazia path com conserto.
Mas no início tive que reinstalar algumas vezes.por falta de conhecimento do sistema
Tive os mesmos problemas com Ubuntu, mint, fedora e etc…
Engraçado que no manjaro tive sérios problemas, a pouco de quebrar o sistema umas 3 vezes…
Solucione, mas acabei desistindo do sistema…
Pois é kkkkkk
Eu pensei isso como uma forma de não voltar a ocorrer o problema, mas agora acho que foi meio exagerado
Eu tinha o kernel LTS no arch, mas não lembro se a interface era tbm (usava xfce)
@swatquest, então, nunca chegou a quebrar o sistema, mas um programa ou outro. E sinceramente ainda não aprendi a achar o pacote que quebrou e fazer o downgrade de forma automática, tenho que ficar procurando na internet como fazer isso.
Como disse o @eddiecsilva, não faz sentido Fixed baseado em distro Rolling Release.
O que você pode fazer é evitar atualizar o sistema, continuar utilizando o AUR e atualizando aplicativos pontuais de sua necessidade, como atualização de navegadores e afins, e caso seja necessário atualizar as dependências para atualização destes aplicativos.
Utilizei por um bom tempo Arch, e para mim, é a melhor distro linux, porém como não estou com disposição de suportar quebras de app, mesmo que o fix seja feito em algumas horas, migrei para o Fedora para evitar este problema, porque não “consigo” deixar de buscar atualização diariamente (pensamento rolling release) e aplicar as atualizações caso houver.
Outra alternativa seria utilizar o Manjaro, que possui um “delay” para liberar as atualizações do Arch, mas mesmo assim você ainda estará suscetível a quebra de apps.
Então, a questão é que isso é impossível, os pacotes do Arch são compilados com base nas bibliotecas mais recentes seja do X, libwayland ou mesmo da glibc, se você fazer um Arch LTS vai ter que compilar pacotes na mão, e hospedar já que pelo que eu entendi vc quer uma distribuição…
Olha acho que o que o @Dio disse é uma boa mas o client do snap e flatpak ainda puxariam eventuais updates bleeding edge do sistema através do efeito cascata, ou seja você atualiza o client que atualiza uma dependência que é dependência de outro pacote… acho que única saída seria usar AppImages
Talvez, né? Mas ao menos eles são sandbox, então não afetaria tanto no sentido do app em si em relação ao sistema, as únicas coisas que seria “móveis ali”, seria o próprio flatpak e suas runtimes e o snapd, o daemon. Não sei se teria mais coisas que isso.
Segundo o flatpak por exemplo puxa 32 dependências sendo algumas core (ou seja, muitos pacotes dependem de versões específicas deles e esses pacotes não tem retrocompatibilidade ou a tem apenas parcialmente) por exemplo a glib2 que pelo que está aqui é a 2.44, se atualiza ro client do Flatpak pode ser necessário atualizar esse pacote, acontece que esse pacote é dependência de vários componentes do sistema, então teoricamente atualizar o flatpak, ele atualiza esse pacote e essa atualização pode forçar a atualização de outros componentes do sistema, o flatpak no Arch não é linkado estaticamente. É um exemplo de uma possibilidade
Para ter certeza absoluta eu fui verificar na Wiki do Arch Linux, pois nela está qualquer mudança ou explicação sobre o que existe no Arch e realmente, o Arch não dá suporte oficial para Snaps.
Quem quiser usar Snaps no Arch tem que instalar o Snapd através do AUR.
Não sei se isso é uma novidade ou se estou atrasado, mas a verdade é que eu não fazia ideia, então fica de aviso aos interessados (@vinicius_oliveira).