Uma distro em que todos - ou a maioria, dos Apps são AppImage, existe? Seria viável?

Existe atualmente alguma que já tenha essa proposta? E como seria se alguma distro fosse assim? Comentem o que acham.

1 curtida

Nenhuma que eu saiba adotou por padrão esse modelo ainda. Mas, em algumas você mesmo pode adotar esse hábito. Teoricamente você pode instalar só a distro com os apps padrões e todas as demais aplicações optar por appimages, talvez e eu creio que sim, seja o futuro, por ser mais seguro e não corromper o sistema, só não sei qual o formato de arquivos encapsulados e isolados será o mais popular.
Optar por esse modelo atualmente só teria dois inconvenientes:

  1. Ocuparia muito mais espaço em disco;
  2. Nem todos os softwares estão disponíveis nesse formato.
1 curtida

Concordo. seria possível , se seria vantajoso é que são elas.

1 curtida

Cara, eu me lembro que tinha uma distro nessa pegada, que utilizada AppImage como formato padrão (tipo o Fedora Silverblue com o flatpak). Porém não me lembro qual o nome.
Só me lembro que a versão estável era paga e você poderia usar as versões intermediárias (beta) gratuitamente :thinking:

EDIT: Achei, se chama Nitrux, dá uma olhada:

https://nxos.org/

Não sei se ainda é o foco, mas quando eu li sobre, utilizavam o AppImage como padrão :v:

2 curtidas

A distro Nitrux tem foco em AppImage, e tem até uma loja própria onde foca apenas em AppImage. Num mundo onde geral só puxa saco dos flatpak e snap, é bom ver uma distro que tem foco em algo diferente e explora isso.

2 curtidas

Não necessariamente, AppImages são comprimidos, o LibreOffice por exemplo tem ~500 MB os pacotes Debian (não sei ao certo descompridos) enquanto a AppImage possui 200 MB

2 curtidas