Uma distro assim existe?

Pessoal, boa noite,

Me perdoe o meu grau de ignorância no Linux.
Devido a dificuldade de entender esse esquema de particionamento na hora da instalação, eu procuro alguma distro que já identifique o sistema já instalado (no meu caso Windows 7), e que já coloque ele em uma partição ao lado do eu já tem. Isso seria possivel ? Já fiz testes com as seguintes distros e isso não aconteceu:

Elementary OS
Antix
MX-21
Zorin
Bodhi

Desde já agradeço por alguma ajuda e fico no aguardo.

2 curtidas

Tenta com o Manjaro Gnome. Já tentei fazer dual boot em um computador utilizando o Manjaro, e ele mostra o nome das partições já configuradas no sistema, dessa forma dá pra saber onde o Windows está instalado. Espero ter ajudado.

2 curtidas

Primeiro, sugiro que vc forneça mais informações sobre seu equipamento:

Penso que o “problema” não está na distro, e sim no fato de que o Windows 7 deve ter sido instalado em Legacy, com o disco particionado em MBR e é possível que a placa mãe esteja setada para UEFI. Isso deixa os instaladores “confusos”, mesmo normalmente eles sendo capazes de reconhecer o sistema instalado e oferecer um dual-boot facilitado. A primeira sugestão, logo de cara, é parar de usar o W7, ele foi descontinuado, e usá-lo é perigoso.

Se o Windows é essencial, migre pro 8.1, que suporta UEFI e particionamento em GPT; acredito que assim instaladores como o Ubiquity (do Mint, Ubuntu e Zorin, por exemplo) e Calamares (do Manjaro e KDE Neon, por exemplo tbm) consigam “ver” o Windows, desde que o suporte à UEFI esteja ativo na placa-mãe (certifique-se de ativá-lo ao instalar o W8.1)

Em suma: abandone o W7; caso a placa-mãe não suporte UEFI, teste o Mint (acho que com XFCE, sua máquina deve ser fraca, ou vc estaria usando W10, acredito). E caso queira ter um dual boot com Windows, migre para, no mínimo, o 8.1

5 curtidas

Bem, tenho visto a galera ter muito problemas com o GRUB (gestor de inicialização mais usado para Linux, ele é capaz de te dar a opção em qual sistema quer entrar). Eu migrei para o Arch Linux e optei pelo systemdboot (outro gerenciador de inicialização).

Recentemente, instalei para meu sobrinho o Windows10 no mesmo PC em um HD diferente, e o meu sistema reconheceu o novo sistema instalado, ou seja, aparece para mim escolher entre o Arch e W10 no systemd-boot.

Eu recomendo testar instalar o Linux Mint (GRUB) ou o Pop OS (systemd-boot).

Também seria ótimo dar mais informações sobre o seu particionamento, como sugeriu o @Rodrigo_Chile. Nesse caso, entre num live cd, abra o GParted (geralmente está disponível em vários distros como o Linux Mint ou Ubuntu) e tire alguns prints das partições.

1 curtida

O Deepin era muito bom nesse aspecto, não sei como está atualmente, todavia.

1 curtida

Aqui estão as partições conforme me pediu. se vc ou alguem puder me dar uma luz, agradeço muitissimo.
Lembrando que, Sda 2 é onde está instalado o Win 7 e Sda5 é uma partição de 150 Gb vazia.

Fico no aguardo de mais procedimentos desde ja agradeço.

Só Jesus pra instalar o sistema nesse particionamento!!!

Não tem um outro hd pra instalar o linux? Tenta arranjar um hd de 160 gb, é baratinho e vc instala o sistema lá de boas. Ou então recomeça do zero e instala tudo em UEFI.

“Mas eu quero instalar nesse e pronto”
Então se prepara que vai ter que fazer tudo manualmente.

Eu te agradeço pelas sugestões , mas infelizmente não tenho outro HD.
Mas se no caso já existe uma partição vazia de 150 Gb, porque não poderia ser nessa ?

Porque ela é partição estendida, e está depois de 500gb do início do disco. Não que isso certamente vai dar erro, mas dificulta a situação… o MBR não foi pensado para ser multi boot.

O melhor que vc pode fazer é apagar essa partição (deixa como espaço livre) e daí veja se o instalador do sistema operacional vai conseguir detectar melhor. Do jeito que está o instalador vai pensar que tem dados ali (porque tem mesmo). Vc tbm não pode usar um sistema nfts para raiz do linux. Mas essas coisinhas vc pega vendo vídeos de instalação no youtube.

Até onde eu sei toda distro com Ubiquity deve suportar isso

Ubuntu faz isso. Mas realmente eu te indico procurar como entender o sistema de particionamento. N é difícil e qualquer video no youtube já pode te dar uma luz sobre o assunto.