Uma coisa que afasta novos usuários do linux

O trecho em negrito mostra exatamente o que eu falei: “Domine o sistema tão bem quanto quem o desenvolveu e somente assim você terá seu direito de usar o PC como quiser, caso contrário, cala a boca e engole o choro que ninguém quer você aqui!”

Você pregou liberdade. Quem desenvolve tem a liberdade de não ser seu escravo.

Uma coisa que você consegue fazer com poucos cliques, exige conhecimentos avançados? :thinking: E so abrir o Gerenciador de Arquivos como Root e criar o arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf na partição raiz, simples.

Ninguém falou em escravizar ninguém, mas desenvolver travas propositais para evitar que o usuário tenha liberdade… bom

Sim, exige, porque você está considerando que a tarefa foi executada com perfeição e que a adição dessa funcionalidade não abriu brechas para outros problemas.

O desenvolvedor tem a liberdade de desenvolver como bem entender e compreender o resultado de seu trabalho como bem entender. O usuário discordante está livre para modificar o código. Esse é o modelo.

Basicamente, não é raro um usuário cair em trollagens tipo “adicione a linha X no arquivo Y pra ter a função Z” e ferrar com todo o sistema

Bom, ele continua não sendo um usuário técnico de Linux

Na minha visão uma distro Linux pra user básico nem deveria ter um VTE instalado por padrão, deveria existir um meio de instalar, pensa comigo, alguém acabou de chegar no mundo Linux e vê aquele monte de pastas, o pensamento instintivo de quem vem do Windows é remover os “bloatwares”, “otimizar” o sistema e garantir acesso a todo o sistema… Aí temos um 777 no / executado graficamente sem precisar seguir nenhum tutorial, não tô afim de pesquisar mas se não me engano tem vários users que fizeram isso aqui no fórum mesmo

Meio que se o usuário for um usuario básico precisar fazer o sistema que ele tá usando não foi feito pra ele

De toda forma, não é que a ação é bloqueada, ela só é impedida de ser feito de um jeito que um usuário que não sabe o que está fazendo faria, abra o thunar como root e copie do sistema ou crie um arquivo na sua área de trabalho, feche o thunar e tente apagar, agora imagine isso no seu .profile, ou . XAUTHORITY vc não consegue mais fazer login

2 curtidas

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

1 curtida

Sim, eu entendo “os perigos” mas não possuir nem mesmo um VTE pode causar mais problemas do que soluções. Pense que um usuário comum pode ser desde a tia cotinha que não sabe nem o que é uma janela quanto uma pessoa que precisa criar uma chave SSH para acessar os programas da empresa que opera remotamente.

Para criar a chave SSH basta o suporte da empresa falar meia dúzia de operações para que a pessoa resolva o problema. Sem o VTE a coisa complica bastante, tornando a distro unicamente útil para usuários que usam o PC para coisas triviais (acessar páginas e editar planilhas locais).

Eu acho que deveria haver uma forma de desabilitar essas medidas restritivas pela interface, o usuario tem que total liberdade de execultar um progama como root ou usuario normal, não tem problema nenhum elas estarem ativadas por padrão, pelo contrario, ate concordo, mas acho que deveria haver uma forma de desabilitar pela interface.

1 curtida

Eu já entendi a solução proposta, colega, só que ela envolve modificar arquivos de configuração do X Window no braço. Essa solução não é intuitiva. Isso é a mesma coisa de dizer que arrastar um ícone para a System Folder de um Macintosh era a mesma coisa que editar o CONFIG.SYS de um PC com MS-DOS. E, se o gerenciador de arquivos roda como root, uma bobagem pode ser fatal. Se o usuário fizer uma ação impensada de drag and drop, ele pode criar um problema gigantesco, que provavelmente não vai conseguir reverter.

Eu acho que o X é muito mais inteligente hoje em dia e ignora arquivos com erros, mas antigamente, não ignorava.

Ou seja, mais código para manter e, pior, em conflito com a liderança do projeto. Como expliquei: ou a governança muda de ideia e os desenvolvedores principais, que provavelmente são parte desse mesmo corpo, trabalham para quem pensa assim (talvez de graça e contra a própria vontade) ou a comunidade escreve o código e tenta fazer o patch ser aceito.

É por isso que eu expliquei que, num contexto voluntário, não se pode esperar por clientelismo. E tem gente que fica irritada, mas as coisas são assim. Se eu participo do projeto XPTO, lidero ou estou em concordância com a liderança, e não concordo com determinada coisa solicitada por um usuário (ou por muitos usuários, que seja), não tem ninguém que vai me forçar a escrever o código.

Pois não parece…

simples ate demais, não tem NADA de dificil nisso.

Concordo mas convenhamos que algo tão essencial deveria ser passível de ser execução em modo gráfico né?

1 curtida

Concordo plenamente. Esse é o tipo de coisa que eu não sei o motivo de ser tão dificultada até hoje em todos os OSs.

Meio que exige, esse tipo de solução deveria estar em um botão no painel de controle ou mesmo num script, pelo que pude perceber adicionar isso numa placa Intel sem flicker não tem problema nenhum mas e NVidia?

Mas tipo, o problema não está na complexidade de executar os procedimentos mas de consertar o problema se der ruim

Como já explicado, para permitir a criação do diretório e do arquivo de texto, uma série de programas precisam rodar como root (pelo menos dois, um gerenciador de arquivos e um editor de textos), o que significa que eles não permitem fazer só isso, mas virtualmente qualquer coisa. Como é potencialmente destrutivo, parece que o pessoal do KDE não concorda muito com essa possibilidade.

E, sim, continua exigindo conhecimentos avançados, porque alguém precisou dizer qual arquivo criar e qual conteúdo inserir. E, não raramente, as duas partes (quem executa e quem sugere) não têm ideia do que estão fazendo. Se a metáfora de criar e editar arquivos de configuração fosse a mais aceita como intuitiva, ninguém teria gasto tanto tempo, saúde e dinheiro escrevendo ambientes desktop. Estaríamos todos com FVWM até hoje. Indo mais longe, ninguém teria criado o Macintosh e o Windows ainda seria configurado via edição do WIN.INI e do SYSTEM.INI.

Fácil seria o sistema auto-identificar a condição e se configurar ou o usuário ativar uma opção sem grandes dificuldades para encontrá-la.

Isso vai ser corrigido no Tiger OS, @Daigo temos algo mais urgente que a loja a ser feito

1 curtida

Não e tão simples, mas tambem não e tão dificil.

HahhahahahhahahhahAHhaHAhahhaHaH muito bom!