Uma ajuda sobre a customização do mate com meu debian

Bom dia, boa noite, boa tarde, obrigado por qualquer uma de uma atenção, e aquele que não deram também agradeço. Enfim, eu gostaria de uma ajuda sobre a customização do meu querido Debian com Mate, especialmente com minha querida placa mãe LGA G31M ES2L Rev 2.0 com BIOS atualizadas, com meu Intel E7500, com 4G RAM puro, e um HD em troca SSD. Eu gostaria de uma customização bem simples agora que seja agradável para olhos leigos, com uma base de cores que seja verde. Eu pretendo comprar uma GPU melhor, talvez seja da AMD. Enfim, obrigado e deixem suas sugestões, é uma configuração adorável.

Que satisfação ver esse clássico guerreiro equipado com um SSD! Com o processador Intel E7500, a placa G31M e os 4GB de RAM, a escolha do MATE foi cirúrgica: ele traz aquela pegada tradicional e nostálgica do antigo GNOME 2, sendo leve, extremamente customizável e perfeito para a sua máquina voar.

Como você pediu uma customização simples, agradável para olhos leigos e com uma base de cores verde (que combina perfeitamente com a identidade visual clássica do próprio Debian e do Linux Mint), vamos fazer isso direto pelo terminal, mantendo o sistema leve e limpo.

Aqui está o passo a passo para transformar o seu MATE em uma máquina elegante, no melhor estilo “Classic Green”:

:green_circle: Passo 1: O Tema de Ícones (Vibrant-Green ou Papirus)

Para deixar o sistema moderno e bonito para quem olha, os ícones fazem toda a diferença. O pacote Papirus é um dos mais lindos do mundo Linux e possui uma variante verde perfeita.

Abra o seu terminal e rode:

Bash

sudo apt update
sudo apt install papirus-icon-theme

Depois de instalado, você pode baixar o script oficial do Papirus para mudar a cor das pastas para verde, ou simplesmente usar a variação nativa dele nas configurações de aparência do MATE.

:artist_palette: Passo 2: O Tema de Janelas (GTK) — Arc Green ou TraditionalGreen

O MATE já vem com ótimos temas clássicos verdes (como o Submarine-Green ou TraditionalGreen). Mas se você quiser algo moderno, com transparências sutis e bordas elegantes, o Arc Theme é imbatível.

Para instalar temas extras direto do repositório:

Bash

sudo apt install arc-theme

:control_knobs: Passo 3: Ativando a Customização (Onde os Olhos Leigos Brilham)

Com os pacotes instalados, vamos arrumar a casa:

1. Vá no menu do sistema: Sistema → Preferências → Aparência → Aparência.

2. Na aba Tema, selecione o TraditionalGreen (para uma pegada clássica) ou clique em Personalizar.

3. Em Controles, você pode misturar as coisas. Em Ícones, selecione Papirus-Dark (ou a variação verde se disponível).

:desktop_computer: Passo 4: Layout dos Painéis (Estilo Windows ou Estilo Mac?)

O MATE tem uma ferramenta nativa fantástica chamada MATE Tweak que muda a cara do sistema com um clique:

Bash

sudo apt install mate-tweak

Abra o MATE Tweak, vá na aba Painel e mude o layout:

• Redmond: Transforma o MATE em um layout idêntico ao Windows (barra única embaixo, menu no canto esquerdo). É o mais amigável e limpo para leigos.

• Cupertino: Cria uma barra superior fina e deixa espaço para você colocar uma Dock (barra de aplicativos) embaixo, estilo Mac.

Se escolher o visual com a barra embaixo (Redmond), adicione o menu Brisk Menu para ter uma busca de aplicativos moderna e limpa:

Bash

sudo apt install mate-applet-briskmenu

:video_game: Sobre o seu futuro Upgrade de GPU (AMD)

Como você mencionou que joga e quer pegar uma GPU da AMD, essa é a melhor escolha possível para o Debian.

As placas da AMD possuem drivers de código aberto integrados diretamente no Kernel Linux e no Mesa Driver. Ou seja, quando você espetar a sua nova placa de vídeo na G31M, o Debian vai reconhecer tudo de primeira, sem você precisar instalar nada manualmente no terminal. Para esse processador E7500, uma placa barata e antiga como a AMD Radeon R7 240, R7 350, R9 380 ou até uma RX 550 vai casar perfeitamente sem dar gargalo térmico ou de energia, transformando o PC em uma excelente estação de emulação e jogos retrô!

Aproveite o seu SSD novo e divirta-se tunando a Raposa Verde! Se travar em algum comando ou precisar de ajuda para escolher o papel de parede verde perfeito, manda aqui!

Pessoalmente, eu gosto muito do tema Catppuccin. É bem agradável aos olhos. Há duas versões do Catppuccin:

A original, mas que foi arquivada porque, aparentemente, manter um tema GTK é um inferno:

E uma outra versão mais nova:

E esse tema é mais ou menos assim (eu uso a versão Mocha Peach)

E quanto a Ícones: o Papirus, Yaru e o Tela são boas escolhas. Eu gosto mais do Papirus, e é esse que estou usando nos prints acima