Um script simples que automatiza a instalação e execução de programas feitos para Windows, utilizando a versão mais recente do Proton-GE

Olá pessoal, eu montei um .sh que automatiza o processo de instalação de games utilizando o Proton-GE, para um amigo que queria jogar “south park the fractured but whole”, como o script ficou bem funcional, decidi revisar ele e colocar uma versão online.

Aqui está: GitHub - MaiconCarlone/SH: Um script simples que automatiza a instalação e execução de programas feitos para Windows

Como exemplo, coloquei a Epic Games Store para ser instalada e executada. Espero que funcione ai e se divirtam. Até.

Recomendado para usuários que tem familiaridade com: shell script, bash, wine, winetricks. Se alguém tiver um tempo livre ai e puder revisar as libs eu agradeceria muito, gostaria de melhorar a maneira como a variável $COMANDO é executada, mas não consegui pensar em algo melhor.

NOTA 0: O instalador da Epic é meio bugado até no Win, em alguns computadores ele não instala o Launcher x64. Caso a Epic não inicie, é culpa da variável COMANDO, mude de ~/PL/GARRAFA/drive_c/Program Files (x86)/Epic Games/Launcher/Portal/Binaries/Win64/EpicGamesLauncher.exe para ~/PL/GARRAFA/drive_c/Program Files (x86)/Epic Games/Launcher/Portal/Binaries/Win32/EpicGamesLauncher.exe

NOTA 1: No fim da instalação da loja, aparecerá uma mensagem de erro (igual ao que ocorre quando a loja é instalada pelo Lutris), apenas ignore e aguarde.

4 Curtidas

Muito bom, vou testar.

obrigado por compartilhar

Pensando em estudar esse código mais tarde :slight_smile:

Olá de novo pessoal, gostaria de deixar aqui o agradecimento à aqueles que já brincaram com o srcript e um agradecimento especial ao Natanael(sudo-give-me-coffee (Natanael) · GitHub), pela primeira contribuição.

Atualizei a página de informações no Git. Até.

Vou testar no manjaro
Já agora
Qual é o comando o para executar no terminal?

Para testar o .sh e instalar a Epic Games Store , basta executar o comando:

source PL.sh && PL

ou, para iniciar a interface simples em Zenity:

source PL.sh && PL-GUI

Cuidado com a variável:

 PLGAMEMODE="$(dpkg --get-selections | grep "gamemode" )"   

Ela está setada para utilizar o dpkg para descobrir se você possui ou não o gamemode instalado, basicamente caso a resposta seja sim, ela terá algum valor. Exe.:

> PLGAMEMODE="$(dpkg --get-selections | grep "gamemode" )"; echo $PLGAMEMODE
> gamemode install libgamemode0 install libgamemodeauto0 install

Logo para o Manjaro, você pode mudar manualmente essa variável, colocando um valor qualquer caso tenha o gamemode instalado ou deixando vazia, caso não tenha ou não queira utilizar o gamemode.

Já estou preparando uma mudança no pl.sh para deixar isso automático para a maioria das distros, mas ainda não está pronto. Até.