Um pouco mais sobre o EndeavourOS

Para a galera que curte o Arch, ou os que nunca experimentaram e tem vontade, sempre que posso indico o EndeavouOS, O Brian fez uma postagem agora cedo falando um pouco mais sobre o projeto segue o link e boa leitura, caso encontrem erros graves de tradução por favor me informem, tenham um excelente dia.

9 Curtidas

Vou ressuscitar um PC no endeavour pra testar

1 Curtida

Experimenta, vem com um XCFE completinho.

O meu atual está assim.

5 Curtidas

Ta bonito…mas lembro das vezes que quebrou a instalação quando utilizava o Arch. Enfim. Boa distro.

1 Curtida
1 Curtida

Por curiosidade, quais temas você está utilizando neste seu Gnome?

GTK

Shell

1 Curtida

Não conhecia, bem massa. Acho que depois vou fazer uns testes em VM, pois os bugzinhos do Manjaro vem me incomodando.

@Xterminator, algo que sempre quis te perguntar, ao instalar o gnome, vc removeu os pacotes do xfce? Se sim, quais vc removeu, para que não entrasse em conflito com o gnome no endeavour?

Eu removo não por questões de conflito, na real não curto o xfce, dá para remover pelo pacman ou pelo pamac, eu não tenho preferências quanto a isto os pacotes que são instalados são normalmente o pacote xfce e xfce-goodies.

sudo pacman -Rd --nodeps xfce4 xfce4-goodies

Mas depois sempre acabo removendo o lightdm e faço uma filtragem pelo pamac-aur-git para ver se realmente não sobrou nada, pois não utilizo “nenhum programa que vem com xfce”.

Segundo o post que coloquei mais acima recoloquei o link abaixo, o instalador de rede estará disponível no próximo lançamento de novembro, o EndeavouOS libera imagens sempre no dia 15 de cada mês, então os ambientes estarão disponíveis no instalador “a princípio versões padrão (Vanilla)”, mas futuramente conforme o desenvolvimento serão personalizados.

2 Curtidas

Plataforma Discovery do time EndeavourOS já está disponível. Mais uma fonte de informações e tutoriais para distros baseadas em Arch.

Welcome to the Discovery platform of EndeavourOS. Here you can find articles and tutorials to enrich your experience on your EndeavourOS system, or any Arch-based distro actually.

Parece bom, mas duas dúvidas:

Por que comparam eles ao falecido Antergos? Mesma equipe ou algum desenvolvedor antigo?

Qual o diferencial dele pro Manjaro (por exemplo)?

As atualizações são congeladas igual ao Manjaro?

eu só não entendi porquê eles não usaram o gotop ao invés do gtop, já que ia usar o go que já é dependência do yay e ia economizar em pacotes e em espaço

Porque a proposta é exatamente a mesma: fazer um Arch fácil de instalar, mas enxuto. Fora isso, eles não têm muito a ver em termos de desenvolvedores, até porque o pessoal do Antergos saiu alegando que não tinha tempo pra gerenciar o projeto.

• Em relação ao Manjaro, ele não atrasa os updates do Arch; ele baixa as atualizações direto do servidor do Arch (aproveitando e respondendo ao @xorry).
  • Em relação ao Anarchy, Zen-Installer, etc., ele tem um repo próprio com utilitários extra (como o Kalu).
  • Em relação ao Antergos, quase nenhuma, só o nome e a equipe que gerencia, por isso comparam tanto.
2 Curtidas

Na verdade o EndeavourOS se trata de comunidade, a comunidade criada em torno do Antergos. Como já disse aqui anteriormente, o EndeavourOS é um instalador do Arch com algumas facilidades.

1 Curtida

Dois meses de uso, firme e forte.

Lançado o instalador de rede do EndeavourOS.

03_endeavouros_slide-1

Infelizmente ainda não tive a oportunidade de testar nem de traduzir o artigo original, segue o link para quem estiver interessado em testar.
PS: Utilizando um tradutor online dá para ler tranquilamente.

SDAs link para a imagem ISO. :joy: :joy: :joy: :joy:

3 Curtidas

Baixando … :smile: :smile:

1 Curtida

:rofl: :rofl: :rofl:
Vou baixar, preciso instalar novamente, eu estava esperando esse lançamento para remover o Clear do HD.

1 Curtida