Um pico de luz "matou" meu NUC

Olá pessoal,

Eu tenho um NUC (um mini pc da intel, core i5, 4Gb ram) e deixo ele ligado 24h rodando o ubuntu-server com media center e algumas outras coisas web. Ontem teve um pico de luz aqui em casa e reparei que não conseguia mais ter acesso via rede(ssh), mas ele estava conectado na rede ainda.

Quando liguei ele em um monitor, reparei que ele estava em algum “modo de emergência” e estava rodando só o básico, tentei algumas coisas e não sei exatamente o que aconteceu. Eu desconectei o HD externo que fica ligado nele e tentei montar em 2 notebooks diferentes e não consegui montar (HD em EXT4 e os notebooks são linux).

Agora peço a ajuda de vocês pra ver se consigo retornar a vida o meu pequeno servidor. Eu pensei em algumas soluções mais trágicas como formatar o HD externo e tentar montar novamente e formatar o NUC pra reinstalar tudo novamente, mas não quero perder minhas coisas nem ter que refazer todo esse trabalho, então se alguma alma iluminada puder me ajudar sem precisar chegar a esse ponto seria eternamente grato :roll_eyes:

PS1: Imagem do boot com o HD externo conectado.

PS2: Imagem do boot sem o HD externo conectado.

EDIT: Caso a imagem não tenha ficado muito pequena, upei no imgur com opção de zoom: Imgur: The magic of the Internet

1 curtida

Na tela de boot menciona que não conseguiu acessar o drive sdb1 e montar o diretório /média/Backup.
Sugiro dar boot pelo pendrive, retirar antes o HD externo.
Se conseguir dar boot e tudo funcionar , faça backup dos seus arquivos e reinstale o sistema. É a coisa mais prática a fazer.
Com o sistema já reinstaldo , veja se tudo funcionou.
Então formate o HD externo que pode ter queimado ou corrompido e copie seus arquivos nele se for possível.
Se ele estiver com defeito e não formatar só resta trocar e restaurar um backup, se houver.
As vezes o mais simples é melhor e mais fácil.

1 curtida

Eu consigo iniciar o sistema sem o hd externo porém ele entra em “modo de emergencia”.

Eu tenho muitos programas configurados no ubuntu, existe alguma maneira de fazer um backup desses programas já configurados? Lembrando que é o ubuntu-server, ou seja, sem interface gráfica.

O maior problema não é formatar e sim reinstalar e configurar tudo de novo do zero.

• Entre no modo de emergência
  • remonte o sistema de arquivos em modo de gravação, mount -o remount,rw /
  • edite o /etc/fstab, comente a entrada referente ao /media/backup
  • veja se inicia normal.

Se iniciar, então precisa verificar pois pode ser erro no seu hd externo. Verifique com o fsck ou a ferramenta apropriada conforme o sistema de arquivos.

1 curtida

Nossa cara muito obrigado mesmo, funcionou !!! :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Só o sistema voltar a funcionar já resolveu 80% do problema, sobre o HD acho que já era mesmo e vou acabar perdendo as coisas lá dentro mas acho que ele não foi fisicamente danificado pq o meu notebook enxerga quando conecto o USB mas não consigo ler nada dentro dele. Vou formatar e ver se consigo ler novamente, se não der vai servir de peso de papel :roll_eyes:

Mas muito obrigado cara, realmente era só remontar o / e comentar o boot do hd externo.

VLW !!!

1 curtida