Já comentei antes que eu estou usando R e python mas queria saber se tem como configurar algum editor para rodar os dois juntos. Tentei configurar o atom mas não consegui gerar gráficos com ele, alem dele se mostrar muito pesado (fica travando). Tem alguma dica de como usar os dois no mesmo editor?
Eu queria:
poder escrever, rodar o código e conseguir gerar os gráficos
Uso tanto os produtos da JetBrains como assinante assim como o VS code. O Pycharm é muito dependente de RAM, se você tem menos de 8GB recomendo esquecer. A versão educacional é menos competitiva com o VS Code mas depende muito do que você vai fazer.
A rigor você pode fazer a mesma coisa com ambos mas os produtos da JB ficam em outro nível em termos de comodidade, mesmo assim depende, em alguns aspectos eles perdem para o VS Code, aí é preciso ver o que você está buscando.
Em relação a editor de texto eu não sei, mas se quiser usar alguma IDE, a ultima versão preview do RStudio 1.4 adicionou um amplo suporte para o python, inclusive com um espaço no environment, é nele que eu uso. Mas dá para usar também no Jupyter, criando um environment pelo anaconda e habilitando python e R. Tem o VS Code também, que roda as duas, mas o suporte para o R acho q ainda deixa a desejar.