Um bom sistema operacional para Notebook?

Boa noite pessoal, galera seguinte pela a experiência de vocês qual o melhor sistema operacional para um notebook com as seguintes configurações:

  • 4 GB DDR4
  • i3 6006U 2,00 Ghz
  • 1 TB
  • Bem ele veio com o Windows 10 Home e mesmo assim ele dá umas boas travadas, pra ser bem sincero já estou de saco cheio por conta disto.

Qualquer distribuição funcionará bem no seu notebook, quando a preocupação é desempenho você precisa ver o ambiente gráfico.

Seu computador suporta qualquer ambiente gráfico (incluindo KDE e GNOME), mas para uma experiência mais fluida eu sugiro qualquer distribuição com MATE ou XFCE. Dê uma olhada no Linux Mint.

A configuração do meu notebook é quase a mesma da sua, a diferença é que meu processador é um i3 7020U 2.3 Ghz

Se quiser tirar o proveito do notebook, independente do SO instale mais memória, sei que pode não ser o que você quer no momento, mas se já está de saco cheio dos travamentos, coloque mais RAM seu notebook pode rodar qualquer coisa, desde que tenha mais memória, óbvio que dá para utilizar de boas interfaces mais leves, mas dependendo do que você utiliza vai passar raiva do mesmo jeito, mesmo optando por um gerenciador de janelas mais leve, o que influência na sua experiência será as aplicações que você utiliza, com 4GB dá para utilizar bastante coisa dependendo do usuário, no meu caso 4GB dá para usar umas 10 abas do chrome, spotify, e mais algumas coisinhas, mas em certo momento vai travar.
O PC mais velho que tenho por aqui creio que de 2007/2008 tinha 4GB só mudou de DDR2 para DDR3/4, mas 4GB é o mínimo para rodar um sistema 64bits alguns fabricantes para arrancar seu dinheiro dizem que 2GB é o suficiente mas na prática não é.
Eu ainda utilizo estes sistemas de 10 anos, e rodam praticamente qualquer coisa, porém em certo momento devido a limitação de memória começam a utilizar swap pois gosto de estressar a máquina e o sistema vira uma mistura de carroça com tartaruga.
Athlon II X2 250
Pentium E5700

Irei dar uma pesquisada, não conheço nada sobre o Linux eu sou um usuário final. Mas vou dar uma checada espero que não seja complicado formatar pro Mint.

Estava pensando nessa solução também, tenho de checar os valores de algumas memórias na Aliexpress.

Eu adquiri 2 notebooks da lenovo Ideapad 310 14isk com praticamente esta configuração o processador é o 6100u, uma para mim e outro para minha filha, ela não reclama de nada rodando seu Windows 10 com 4GB e fazendo as coisas corriqueiras, mas eu chego e abro 10 abas no chrome é sem chances, mas no meu a primeira coisa que fiz foi adicionar memória (coloquei mais um pente de 8GB, totalizando 12GB que é o que eles dizem que a placa toronto suporta), utilizo normalmente GIMP, Inkscape, Virtualização e Softwares de áudio, jamais 4GB me supre, está aí a prova.
Captura%20de%20tela%20de%202019-09-10%2020-14-47

Puts kkk, o que eu tenho aqui é um Dell inspiron. Engraçado que quando eu abri o gerenciador de tarefas do Windows ele simplesmente acusa 98% de uso no disco rígido é como ele estivesse com algo aberto só que na realidade ele não está pelo menos não que eu saiba. O curioso que o uso de CPU e memória fica na porcentagem padrão. Enfim uma grande porcaria eu acho que o problema possa estar no HD.

Eu futuramente pretendo colocar um SSD mínimo só para o Sistema Operacional, o HD realmente sacrifica o desempenho.

Não sou um especialista, mas se a grana estiver pouca, creio que o melhor seria investir primeiro num SSD para depois ver mais pentes de memória. Você compra um SSD pequeno (um de 120GB é mais do que o suficiente, mas se você ver que um de 240GB está bem em conta, bom, você decide)

Não sei vocês, mas eu pessoalmente nunca cheguei ao uso de 4GB de RAM, se passei um pouco dos 3GB, foram raras as vezes. E olha que abro muitas abas no Firefox e ainda uso outros programas ao mesmo tempo. O que pesa mais pra mim é memória ROM (me parece que há muito tempo já que HDDs são lentos para os sistemas operacionais modernos) e o processador.

DE’s são um assunto complicado porque é muito subjetivo. Primeiramente você tinha que nos dizer o seu perfil de usuário, assim ficaria mais fácil recomendar alguma coisa. Com essa sua configuração, o leque de opções é bem grande, ai o pessoal vai ficar discutindo eternamente qual distro/DE é melhor e no fim ninguém vai tirar a sua dúvida. O que exatamente você procura? Prefere algo Windows-like ou algo um pouco mais diferente?

Se gosta do jeitão Windows, há o KDE, Cinnamon, XFCE e MATE. Todos estes são bem flexíveis e você pode configurar pra deixar do seu jeito, salvo o Cinnamon que é meio limitadinho. Se procura algo mais “diferentão”, tem o GNOME. Não é tão flexível, mas é bonito e único, mas ele seria minha última opção nessa config. Outra opção ao GNOME seria o Pantheon que pra mim tem uma das filosofias mais bacanas, apesar de contraditório. É bem linear e inspirado no Mac, é estável e raramente você terá problema relacionado à interface do sistema. As opções são muitas, então dê uma pesquisada e veja o que mais te agrada.

Acho que depende do seu uso, o SSD é sim um melhor investimento para uso normal, mas tem programas que precisam de memória física, você pode ter os programas abrindo rapidamente no SSD, mas se não houver memória suficiente de que adianta abrir o programa rapidamente ler e executar os arquivos rapidamente, mas não ter memória suficiente para que o processamento seja feito? o processador depende da memória mais que do HD/SSD, pois é la que é feito o gerenciamento dos processos, se faltarou falhar a memória é tela azul ou kenel panic, simples assim.

Bem então lá vai, basicamente eu utilizo Opera, Spotify, alguns jogos em 3D e até em 2D. Porém eu preciso de um sistema operacional meio " híbrido " algo que dê para programar e ao mesmo tempo acessar aplicativos diários citado em cima. Eu estava pensando em migrar para o Linux Mint, apesar de não ter nenhuma outra experiência em outros sistemas operacionais, pra resumir eu preciso de um SO flexível.

Como eu disse com 4GB da pra fazer isso e um pouco mais, independente da interface, mais que isso já é pedir demais, note que a placa é off-board utilizando drivers genéricos.

Eu até entendo que o hardware pra jogos é bem limitado, ultimamente estou jogando muito GTA: San Andreas. porém eu parei um pouco as jogatinas parei um pouco pelo o fato de estar começando a dar inicio aos estudos na programação.

Particularmente o XFCE é a minha melhor escolha. Só fico com uma pulga atrás da orelha em te recomendar porque talvez você não iria gostar de uma DE sem efeitos de janela tão bonitos e nisso ele peca um pouco. Tirando isso, ele vai te entregar praticamente tudo o que quiser; quanto mais você usa, mais descobre o quão flexível e funcional ele é. Agora, se você se importa com efeitos de janela, qualquer opção que eu mencionei é válida. Todas vão te entregar o que você precisa.

edit: Pra quem ta vindo do Windows, o Cinnamon é uma boa pedida. É o mais básico, porém, o suficiente pra você dar seus pontapés iniciais.

2 Curtidas

Irei dar uma olhada no XFCE, e também no Linux Mint de qualquer forma fico grato pela as respostas deu uma boa ajuda por sinal.

1 Curtida

Um ambiente gráfico leve e com mais recursos é o MATE, você poderia dar uma olhada nele.

2 Curtidas

Mate me lembra o o GNOME 2 é bem fléxivel, só não sei como esta em GTK3, se estiver com as mesmas opções de configuração tá valendo.

1 Curtida