UKUI 3.0 (Ubuntu Kylin 20.04)

Cheguei a baixar a ISO do Ubuntu Kylin 20.04 mas não fiz a instalação, em VM achei interessante.
Tenho acompanhado o UKUI 3.0, parece que beberam, corretamente, da fonte Deepin.
Será que não poderíamos utilizar o novo UKUI? Alguém testou UKUI em outras distros?

8 curtidas

Os primeiros Ubuntu Kylin era só o Ubuntu com outro pacote de ícones e a barra de apps colocada em baixo; depois mudaram pra se assemelhar um Windows XP da vida… Quem utilizou a última LTS pra próxima verás que o sistema é outro, nada tem de semelhante com a última LTS. Se tem uma coisa que os chineses não tem é medo de mudar!

4 curtidas

Achei show esse menu iniciar! :clap: :clap: :clap:

2 curtidas

Aproveitando esse tópico, tenho algumas dívidas, são elas:

O Kylin é GTK ou Qt?

Várias distros baseadas no Ubuntu, já disponibilizaram para download a versão beta teste dessas com o Ubuntu 20.04 Beta debaixo do capô. Minha dúvida é se eu optar por instalar qualquer uma delas (Kylin, Neon, Kubuntu, etc…), ao final desse mês, assim que acontecer o lançamento oficial do Ubuntu 20.04 LTS, essas receberam patchs/updates, se tornando a versão final?

1 curtida

QT

Claro que sim, desde que tenha acesso a internet.

2 curtidas

Ótima notícia @Daigo, como meu sistema não é de produção, não me importo de presenciar alguns bugs e instabilidades até o lançamento da versão final que está bem próximo! Obrigado.
Acho que vou de Neon, vou verificar se já tem um beta teste baseado no Ubuntu 20.04…

@Thomas: recomendo esperar mais um pouco quanto ao Kylin, pois ontem (01/4), baixei a ISO mais recente, rodei tanto em VM quanto live, mas o Painel de Controle abre por poucos segundos e fecha.

1 curtida

Eu ia de Neon, mas não encontrei a versão 20.04 beta teste para o mesmo. :sleepy:

Estou extremamente ansioso para testar a UKUI, parece muito bem otimizada.
Espero vê-lá aparecendo em outras distros, não sendo como a DDE (que de certa forma) só apareceu no próprio Deepin. (não sei os motivos e não julgo, apenas fatos)

Poderia ser mais leve, mas também poderia ser mais pesado. O Deepin 15.11 é mais leve

1 curtida

Neon não é flavor do Ubuntu, é uma distro independente que faz parte do projeto KDE; Ubuntu flavor com KDE (leia-se Plasma5) chama-se Kubuntu.

Aqui em VM funcionou, mas não fiz a instalação; achei razoável pois minha máquina virtual era bem fraquinha. Não sei como será a plena migração ao Qt se o UKUI ainda é um fork do Mate que já era um Fork do Gnome2 kkk.

Se deixar os caras vão dá um banho no DDE do Deepin

2 curtidas

Verdade, está ficando muito bom mesmo.

1 curtida

São projetos independentes, por mais que haja sim aquela ligeira inspiração, pra não dizer cópia… mas logo agora que o Kylin dará um salto com o novo UKUI 3.0 surge o DDE no Ubuntu kkk. Na China eu tenho certeza que o crescimento desta nova flavor seria nociva ao Ubuntu Kylin, e fora da China, o Ubuntu Kylin bateria de frente com o Ubuntu DDE, pois creio que agradaria o mesmo público alvo.

Pena a Concepct ART ser uma coisa e o real outra. Espero que isso seja algo temporário, enquanto existe o desenvolvimento do mesmo, pois quando vc vê rodando em uma VM percebe que na prática é bem menos polido (um design feio, sendo bem direto…rsrsrsrs).

Mas reforço, espero que seja algo temporário. É até “normal”, afinal está em desenvolvimento.

Estou bem empolgado com o UKUI 3.0, o menu (Conceito) está muito prático e bonito.

1 curtida

Pra quem ainda não acessou o site: https://www.ukui.org/

1 curtida

É bonito, mas toda atualização dele buga o gerenciador… DDE terá em breve, não agora, um concorrente forte com esse novo UKUI 3.0.

Tela de login clean, muito bonita.

Gerenciador de arquivos com visual alá Windows.

Kylin ainda vem com o WPS, não LibreOffice.

2 curtidas