Ubuntu travando

Meu Ubuntu 18.04 simplesmente congela quando estou utilizando; trava tudo, nem consigo mover o mouse, teclado não funciona nada, só o que posso fazer é desligar no hardware.

Na maioria das vezes que aconteceu foi em usos mais intensos, mas já congelou em momentos de pouco consumo.

Estava com o 19.04 mas chegava um momento que travava no boot então passei para o 18.04.

Normalmente esses travamentos são consequências do lotamento da memória RAM. O seu computador tem 6GB de memória, o que não é tão pouco, mas também não é muito. Dependendo dos programas que você esteja utilizando, ou até a quantidade de abas abertas no navegador, essa memória pode ser consumida bem rapidamente. Recomendo que você fique de olho no consumo, talvez com a ajuda de programas como o monitor do sistema ou o Psensor (que pode ficar rodando sem ter uma janela aberta), para verificar se o consumo está muito alto.

Além disso, tente perceber se os travamentos tem alguma coisa em comum. Por exemplo, quando você abre certo programa tudo trava, ou um jogo, ou até mesmos alterar alguma configuração. Isso ajuda bastante a detectar a causa do problema.

1 curtida

Se você já tinha problemas antes, então é quase certo que seja problema no hardware. Não custa dar uma olhada, limpar a RAM e o slot, tirar o excesso de poeira dos componentes e etc.

1 curtida

Bom, sempre cuido da limpeza do pc, tento manter tudo organizado ja para prolongar a vida útil dele e evitar problemas. Faço dual dualboot com windows, atualmente o linux esta em um ssd kingston de 240gb e o windows em um hd de 1tb. Uso o windows atualmente para jogos mas ja usei por um tempo para atividades mais pesadas no msm pc e eu não tinha esse problema.

Eu estava com problema semelhante com o linux mint 18.3 cinnamon, estava com vários problemas como dificuldade para atualizar o kernel por falta de espaço então resolvi formatar e instalar o Mint 19.2 XFCE mantendo a /home intacta.

O problema não apareceu mais. Tenho jogado direto por alguns dias e com vários outros programas e janelas de navegador aberta para testar e tá suave. Não sei se era o kernel ou algum outro problema.

Outro detalhe que percebi é que o hd onde meu sistema está instalado tem um setor defeituoso, pode ter sido isso também e agora por sorte a nova instalação ficou longe desse setor…

Use o programa Discos e veja se seu hd está ok.

Edit: Não tinha visto que seu sistema está em um ssd, então acho que o problema bad block não se aplica.

1 curtida

Esses problemas de congelar o computador sao terriveis… Geralmente nao fica nada nem no log do sistema. Tive problemas um tempo atras com esse tipo de coisa e no final era mau contato da placa de video, pois eu tinha viajado levando o desktop no porta-malas. Mas nesse caso o problema acontecia em todos os sistemas operacionais.

Tive um notebook que travava no debian e no no windows. Um belo dia desativei o leitor de cartao de memoria e nunca mais travou. Tente desativar alguns hardwares e veja se resolve. Tente verificar se os drivers certos estao carregados pro seu hardware.

2 curtidas

Galera eu estou exatamente com o mesmo problema no Ubuntu 20.04!

Eu nunca usei Linux, instalei ele em dual boot com o windows 10, eu rodo de tudo por horas, dias, etc no windows e nunca deu problema, no Ubuntu eu entro, abro o Chrome e mais 1 programa ou nao abro nada e simplesmente tudo trava.

Video, mouse e teclado, fica travado, o audio continua funcionando normal(se eu estiver assitindo um video por exemplo) mas soh consigo desligar o pc ou reiniciar e nada funciona. Alguem pode me ajudar por favor?

2 curtidas

@Santoreto Tenho o mesmo cenário que vc. Trabalho com desenvolvimento web e Flutter com Visual Studio Code. Quando vou compilar a aplicação se por descuido eu tiver com o chome com algumas abas e o WhatsApp aberto, ele trava que tenho que forçar o reset. Estava imaginando se há alguma forma de impedir a abertura de mais processos, ou avisar que a memória está acabando, como ele sempre fala quando o HD está quase cheio. Esse é o único problema que está quase me forçando a voltar pro Windows. Tenho 8GB de RAM e no momento não posso fzr upgrade.

Quando eu tinha pouca RAM acontecia de congelar por alguns segundos por causa da movimentação da memória para o Swap, esse tempo pode mudar dependendo do seu dispositivo, no meu caso é um SSD então é razoavelmente rápido.

Uma solução é ficar de olho na RAM, no meu caso uso uma extensão para GNOME chamada Vitals, configuro para mostrar o consumo de memória e fico atento quando está chegando no limite.

https://extensions.gnome.org/extension/1460/vitals/

Marcelo esqueci de voltar aqui pra atualizar minha situaçao, mas eu resolvi atualizando os pacotes e os drivers da placa de video.

utilizei os comandos:

sudo apt-get update -y
sudo apt-get upgrade

e o update da minha placa nvidia pelos programas do ubuntu mesmo, nunca mais tive problema.

1 curtida

Nossa kkkk , estou com o mesmo problema . Já vi que é um problema do sistema operacional kkkk, eu comecei no desenvolvimento de uma empresa e pediram para eu começar a utilizar o linux ubuntu para melhorar meus conhecimentos e tudo mais, sendo que estou tendo muita dor de cabeça , meu pc sempre teve o windows 10 pro nunca tive esse problema tenho o mesmo computador uns 4 anos , após colocar o linux ele simplesmente congela , tenho 6gb de ram é como o amigo disso acima não e pouco mais também não é muito até pq o próprio sistema operacional pede apenas 2gb de ram . Atualmente estou com o ubuntu 22.04 , toda vez que liga é abre um navegador ele trava , também já travou no meio de um projeto que tive que codar tudo novamente kkkkk

Eu acho que ai o problema chama se dois - GNOME,quem usa o Ubuntu Vanilla
e Cinammon,pra quem usa Mint ou Ambiente Desktop citado anteriormente.

2GB é so para você iniciar o sistema né po, mas é claro que você não vai ligar o PC e desligar, para usar os software do sistema você precisa de mais memoria que os 2GB pedido né po.
Você só tem 3GB para poder usar software adicionais dps da inicialização.
Se você colocar swap você vai ter uns 8GB.
Dps dos 8GB o sistema vira uma tartaruga, e fica travando persistente.

1 curtida