Ubuntu Studio 20.04. Sistema reiniciando sozinho (rodei dmesg mas não compreendo)

Olá pessoal, essa semana migrei para o Ubuntu Studio e depois de algumas tentativas de instalar o driver da antena wifi(usb) e utilizar alguns programas ele começou a reiniciar do nada… Agora parece que sempre que exijo um pouco mais da maquina, o sistema reinicia…
rodei o comando “dmesg” no terminal e ele me mostrou alguns erros… porém não sei como solucioná-los… Por favor, ajudem-me a decifrar:

Na maioria dos casos em que maquina reinicia é problema de aquecimento.
Ainda mais que você escreveu que é quando você exige mais da maquina o que reforça mais o raciocínio.
Leve em uma assistência técnica.
Peça para eles fazer uma manutenção preventiva e que a maquina esta desligando bruscamente.
Se precisar de uma fonte nova vai precisar gastar uma boa quantidade.
Esses erros que esta aparecendo ai deve ser por causa que o computador esta desligando brutalmente.
Ate porque se tivesse algum problema com o driver AMD não daria video.
Tem um erro no log do journal mais é log então nem importa o que aconteceu com ele.

Nada de errado nesse log. O computador deve funcionar sem problemas mesmo com a virtualização desativada (amd-vi).

Monitore a temperatura do processador com applets para a interface gráfica. Se quiser ter certeza use o comando stress pra exigir tudo da CPU e ver o comportamento da temperatura.

stress -c N
onde N é o número de threads que serão lançados. Comece com 1 e veja a evolução da temperatura até chegar no número total de cpus do seu computador. No geral se vc tiver temperaturas batendo 95º seu computador vai desligar!

Geralmente é mais diícil acontecer em desktops, pois o cooler é mais parrudo e o processador vai diminuindo o clock pra evitar o evento catastrófico. Porém nos notebooks os coolers são pequenos aí pode subir muito rápido e acabar desligando a máquina.

Bom, agradeço as dicas… Nesta mesma máquina utilizo o windows 10 para rodar jogos pesados e nunca aconteceu isso… roda de boa… também não está aquecendo, já venho monitorando e a cpu não passa dos 50ºC. Estou agora tentando descobrir se a fonte está dando conta do recado (potência de 450w). Mas aparentemente está ok. usei o “powertop”:

Hoje formatei a unidade novamente e reinstalei o Ubuntu Studio. Após a instalação, quando terminaram as atualizações, passou um minuto e o sistema reiniciou do nada…
Também desconfio que possa ser alguma configuração na BIOS. Sigo fuçando… quero trabalhar com Linux, não quero ter que recorrer ao Windows T.T

1 curtida

Eu estou com o mesmo problema há dois dias.
Reinicia constantemente. meu ubuntu começou a reiniciar direto sozinho, meio q descartei hardware pq jogo cs no windows e n tem problema nennhum. Testei esse mesmo ssd em um outro notebook e ele funciona sem reiniciar.
troquei de pmae e proc ha uns 20 dias e isso ta acontecendo ha 2. Meu proc eh 3600x e a pmae eh b450m aorus, a plca ds video eh geforce 1060 3gb gigabyte
eu ja tentei de tudo, instalei o 20, o 18, mate e 16 e continua reiniciando, as vezes n chega nem a terminar a formatação.
O pessoal na net diz que pode ser os drivers da nvidia, reinstalei tds e n muda.
processador n passa dos 70 graus, quase.
Não tenho mais ideia do que possa ser
Alguém pode ajudar?

Tente configurar os planos de energia. No linux ele pode estar como maxima performance e ter esse problema de aquecimento. Tente colocar um plano de economia de energia ou de bateria.