Ubuntu Server 20.04 trava na tela inicial de login

Instalei o Ubuntu Server 20.04 em um servidor Dell T440, ele instalou tudo certo e super rápido, então ele iniciou fiz o login e então instalei a interface Gráfica (Gnome) e startx e iniciou a interface gráfica tudo certo!
Porém quando eu reinicio o servidor ele simplesmente trava na tela de login quando liga de volta, normalmente ele fica apenas um fundo roxo todo zoado ou as vezes até aparece o logo do ubuntu e o cursor fica travado na tela… não aceita nenhum comando e já tentei ctrl+alt+f1 e nada! Já reinstalei 2 vezes e nada.
Eu acesso o servidor pelo iDRAC em outro computador e o hardware do servidor esta funcionando tudo certo, somente esse problema na tela de login do ubuntu(que é grave pois obviamente não me permite nem acessar o S.O.).

Olá, @Joao_Paulo!

Existe algum motivo específico para você precisar instalar uma interface gráfica no servidor? Eu sei que é perfeitamente possível, mas não é nada recomendado, e nem útil. Existem algumas boas ferramentas de gerenciamento gráfico remoto e a maioria das ações são feitas no terminal, que pode ser acessado via SSH.

De qualquer forma, acredito que esse servidor não tenha uma GPU com saída de vídeo, então eu descarto a possibilidade de incompatibilidade com os drivers da Nvidia. Mas pode ser que falte algum dependência da Intel (ex.: mesa, xorg, …) ou algum pacote ou configuração do GDM.

Você já tentou instalar outras interfaces mais leves, como o XFCE ou Mate, e usar o LightDM como gerenciador de sessão?

1 curtida

Olá, @brunonzanette!
Então é pq será hospedado um servidor web e a interface gráfica é para ter acesso direto ao Browser no servidor mesmo, e também pq já é mais compatível com a documentação da empresa que desenvolve o sistema em questão.
Eu acredito que tenha suporte para interface gráfica pois nativamente ele suporta o Windows Server que é praticamente todo gráfico e no primeiro acesso após instalar o Gnome ele rodou super bem e como falei reinicia e daí não vai mais.
Vou tentar instalar outra interface… Se não der certo vou partir para a versão anterior da distro ou partir para o Debian.