Ubuntu sem internet nem wifi após instalação do driver da placa de vídeo da Nvidia

Bom dia pessoal!

Recentemente resolvi instalar o driver da minha placa de vídeo e segui um tutorial do You Tube. Estava tudo indo bem e até que na reinicialização o Ubuntu ficou somente na tela preta. Fui rever o vídeo e notei que deveria desativar o Secure Boot. Fui na BIOS e vim a opção e deixei selecionado Other OS. Depois disso ele funcionou e apareceu a tela de login , contudo sem configuração de vídeo, tudo fora do tamanho normal e outra coisa que achei estranho foi o ícone de rede que desapareceu.
E isso não mudou quando me loguei no sistema, quando vou no meu de Rede , não aparece mais nem a internet cabeada e o wifi para alterar . No caso estou sem acesso de internet e queria pedir uma ajuda para resolver isso.
O interessante é que quando vou na opções avançadas , eu consigo acessar o generic e ele esta funcionando normalmente e com o driver da placa de vídeo sendo reconhecida.

No caso no menu do Grub o kernel default esta com esse problema e não sei mais como poder resolver ele. Não gostaria de resetar o mesmo, pois ele é meu ambiente de desenvolvimento e já estava com tudo configurado.

Agradeço desde já a ajuda e espero que possam me ajudar nesse problema.

1 curtida

OIá @pedrohfss, tudo bem contigo?

A menos que você tenha um setup muito fora do comum, o Ubuntu e a maioria das distros já tem todas as ferramentas necessárias para você gerenciar seus drivers com segurança.

Minha sugestão neste ponto é que você tente voltar ao estado anterior da sua máquina, desfazendo os passos indicados no tutorial que você seguiu. Se isso não for possível, tente forçar a reinstalação dos componentes de rede manualmente.

Faça um backup de suas informações antes de fazer qualquer mudança em seu sistema.

Existe a chance da instalação do driver que você fez não ter sido concluída com sucesso, uma das opções é usar o gerenciador de Driver do Ubuntu e instalar o driver do repositório.

A menos que você precise usar o Windows 11, deixar o Secure boot desativado é o mais recomendável para qualquer distro Linux (ao menos por enquanto). Utilize as dicas deste tópico para coletar e compartilhar as informações sobre o seu hardware.

:vulcan_salute:

1 curtida

Olá Eddie! Tudo bem sim e contigo?
Então não tô sabendo como voltar com o estado anterior, você poderia dizer como faço?

Infelizmente não tem um “comando mágico” para isso, o que eu tentaria fazer é entender as mudanças que o tutorial que você seguiu fez e ir desfazendo uma por uma. Sempre reiniciando o computador para ter certeza de que não quebrou de vez.

Mas, você pode começar pelo básico: instale o driver da Nvidia oficial da distro, usando a ferramenta nativa e veja como o sistema se comporta. Em uma situação assim, formatar e reinstalar o sistema padrão pode não ser uma escolha ruim no longo prazo.

:vulcan_salute:

1 curtida

Acho que você acabou quebrando muitas coisas aí. Considere reinstalar o sistema operacional e começar a usar um programinha chamado Timeshift, o qual permitirá que você restaure seu sistema operacional caso você o quebre novamente.

1 curtida

Fiz isso que você recomendou e estou indo nas opções avançadas e escolhendo uma versão que tudo esta funcionando como deveria.

Eu não queria formatar, pois já estou com todo o ambiente de desenvolvimento configurado e como existe esse versão funcionando, optei por utilizar ela, mas agradeço pelas informações e o conhecimento sobre Ubuntu que eu não possuía.

Abraços.

1 curtida

Oi Melk, após verificar uma versão que funciona tudo corretamente, fiz a instalação dele e já estou usando. De qualquer forma agradeço a ajuda.

Abraços

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.