Ubuntu, qual seria a sua melhor distribuição?

Olá novamente pessoal, bem eu estive utilizando o Linux Mint porém estou querendo migrar para o Ubuntu. Irei ser direto, gostaria de saber de alguma distribuição do Ubuntu fácil de utilização e que seja bom para programar ao mesmo tempo leve. Segue as configs do notebook.

I3 6°gen 2.00 Ghz
4 Gb 2133mhz
HD Intel Graphics 520
1 Tb

Penso que o ubuntu original seria um pouco pesado, podes usar o flavor com xfce (Xubuntu) parece mais adequado ao teu hardware e experiência com o mint.

Não sei como está o spin com o Plasma (Kubuntu) também pode ser uma opção, ele recentemente melhorou muito em performance.

Kkkk vou investir no kubuntu, ele tem uma boa compatibilidade com emuladores?

Xubuntu. Fácil de usar, bastante personalizável e, dentro das versões do Ubuntu, só não é mais leve que o Lubuntu.

Seu hardware roda vai rodar o Ubuntu numa boa, mas sempre tem tweaks que você pode fazer pra melhorar o desempenho, no meu script de pós instalação tem algumas coisas que podem te ajudar…

1 Curtida

Você deixou o gnome menu ao clicar na tecla super ou modificou também? Sempre que vejo sua área de trabalho fico tentando imaginar. :sweat_smile:

Eu não estou usando nenhum tipo de menu, é o dash do GNOME mesmo, por padrão tá na tecla Super mesmo.

Eu não uso emuladores, mas se o fazias no Linux Mint 99,99% conseguirás faze-lo no Kubuntu ou qualquer outro, porque são “feitos em cima” do ubuntu, tal como o mint de forma genérica.

Tem como mudar isso? :astonished:
Procurei pra caramba e não achei nada

Acredito que tenha pq o Zorin e o Deepin são baseados no gnome e ambos possuem as duas opções de menu. Mas confesso que nunca busquei como modificar, até pq é opcional o Deepin.

É uma questão bem subjetiva, cada um vai te responder algo diferente. Eu já usei a maioria das flavours oficiais do Ubuntu, usei Mint também e algumas outras, todas me entregam tudo que precisava. Só há pequenas diferenças entre uma e outra que vai depender de você decidir qual se encaixa nas suas preferências.

Particularmente, a minha preferida é o Mint. Ele não vem com snapd, os ambientes gráficos com suporte oficial são muito bem implementados (XFCE e Mate), é baseado na versão estável do Ubuntu e funciona bem pra mim. Minha versão preferida é com o XFCE.

1 Curtida

Vc testou o Linux Mint XFCE?

Acabei voltando pro Mint, e instalei o XFCE. não tem outro jeito kkk

2 Curtidas

Na minha humilde opinião, kubuntu

Vaporwaver… olha q o seu HW é bem melhor que o meu. Tenho aqui uma máquina antiga…

E roda de boa ainda.

2 Curtidas

Acabei instalando o Mint novamente, um belo desktop bem minimal.

1 Curtida