Ubuntu ou Linux Mint

Olá outra vez.
Queria saber a vossa opinião entre Ubuntu e Mint qual preferiam.
Estou com o Mint mas… (Momento SDA :joy:) estou muito inclinado em instalar o Ubuntu pelo menos até sair o Mint 20 para ver se gostava e se havia muita diferença. Já estou um pouco enjoado do Cinnamon e sa trabalheira que tive para tentar por o KDE ou o DDE para testar.
Obrigado :grinning:

3 Curtidas

Eu uso Manjaro e Ubuntu em meu HD, que está configurado como multiboot (Windows, Android OS, Manjaro, Ubuntu).

Sobre o tema, é meio difícil escolher, eu mesmo fiquei na dúvida se iria instalar o Ubuntu, o Mint ou o Deepin e acabou que, como eu já tinha um pendrive com Ubuntu, no final usei ele mesmo e meti bala.

Para um iniciante ou aprendiz, deve pensar da seguinte maneira:
Mint é fácil, porém um usuário comum precisa de todas as ferramentas dele? Garanto que usuário comum não vai mexer com Kernel por exemplo, então não vai usar o programa de versionamento do Kernel lá.
Tem ao m nós 8 GB de memória? O Ubuntu é bem estável, mas por ser completo exige pelo menos uns 4 GB RAM.

Se for usar Ubuntu dá pra procurar algumas extensões pro Gnome que facilita a experiência.
Mint é mais leve.

1 Curtida

Tenho um i5-8250U, 8 GB de RAM e una MX130.

2 Curtidas

Então qualquer um vai rodar de boas em sua máquina, recomendo baixar a ISO da Live e testar as 2 distros e, o que mais lhe agradar é só instalar

2 Curtidas

Eu não estou preocupado com a performance, porque sei que qualquer um vai rodar. Estou mais preocupado em saber se faço bem ou mal em usar o Ubuntu em vez do Mint.

2 Curtidas

Se você migrar para o Ubuntu LTS (além do ambiente gráfico) realmente serão poucas diferenças em relação do Mint. Mas se você testar o 19.10 será uma mudança quase completa de paradigma.

Se o que você quer é apenas testar, sugiro instalar em uma VM ou brincar um tempo usando um live pendrive.

:vulcan_salute:

3 Curtidas

Exato, mas se for instalar o 19.04 pra cima, e se usa placa de vídeo NVidia, sugiro instalar primeiro o sistema sem o driver, pra depois escolher o mesmo no gerenciador de driver após instalado. Quando fui usar a versão 19.04 escolhi já instalar com o NVidia, porém ele instalou com o módulo Bumblebee e meu sistema não iniciou no gráfico. Removi o driver via terminal tty mesmo e após iniciar instalei o NVidia com prime , daí funcionou certinho.

No mais, o que muda é só o gosto, o Mint não deixa de ser Ubuntu já que usa ele como base.
Vai ter que testar em VM mesmo, por mim prefiro o Ubuntu pois o Cinnamon, gosto mais no Fedora, em outras Distros não gosto muito

2 Curtidas

Mint é o Ubuntu com menos bugs, ou pelo menos já foi. O q realmente diferencia o Mint com sua base mãe são os DEs Mate e Cinnamon, embora exista o Ubuntu Mate. Além de ferramentas exclusivas do Mint.

2 Curtidas

Usei um tempo o Mint com Cinnamon, hoje uso Ubuntu com GNOME, entre os dois prefiro usar o Ubuntu e instalar os apps que gosto do Cinnamon como por exemplo o Nemo.

2 Curtidas

Alguns tópicos sobre o assunto:

Playlist com 4 vídeos de comparações entre Gnome (Ubuntu) e Cinnamon (Linux Mint) do Diolinux:

Boa sorte na sua escolha :slight_smile: :v:

4 Curtidas

Por ser uma escolha pessoal e já termos tópicos exatamente sobre a escolha de tais sistemas, como sinalizado pelo nosso amigo @Lee, este está sendo fechado, caso tenha alguma dúvida pode questionar diretamente nos tópicos originais.

3 Curtidas