Já tentou mudar o wayland para o x11 para diminuir um pouco o seu problema ?
Eu já tive lentidões com wayland, depois que mudei para o x11 resolveu meu problema.
Ainda mais que ativei o Ubuntu PRO que ficou melhor ainda o desempenho no meu FX 8350
Na minha máquina uso 4 distros: LM, Fedora, Ubuntu e Peppermint como sistema principal.
evite usar essas ferramentas que “otimizam” seu pinguim. o gnome do ubuntu é bem diferente do vanilla e não há nenhuma garantia de que dê certo. pelo seu histórico, melhor voltar pro Mint. Não se mexe com time que está ganhando.
Além do LM propriamente dito, essas distros que você citou acima tem uma ótima compatibilidade com a nvidia. O Big Linux é famoso por “clicou, abriu”.
Acertou em cheio apesar que na versão PRO você tem o LivePatch que faz correções de segurança do kernel sem precisar reiniciar a máquina.
Outra coisa rapaz, estou muito feliz por você que sua máquina está tirando uma excelente performance no linux mint, é como o “acvsilva” disse: “volte para o mint”
Eu também tenho o mint e o caçulinha dele Peppermint que possui desempenhos similares.
Pois é. De otimização, foi só o script, que faz algumas coisas pra deixar o sistema mais “usável” (tipo trocar Snaps por Flatpaks, desativar aquele popup chato de que um aplicativo parou de funcionar, etc). Tirando isso, era só o Ubuntu com um tema de macOS e a extensão Media Controls no topo (que eu queria algo assim no Mint, mas não achei, ainda).
Já voltei pro Mint kk, e cara, outra experiência. Tudo simplesmente funciona. Zero dor de cabeça.