Ubuntu não reconhece microfone de lapela (apenas headset)

voce esta usando pulse audio ??? tente pulseaudio -k com o lapela conectado

haaaa ta então a entrada do seu notebook é uma unica para os dois né isso ???
se for então pra não perder o lapela use uma placa de audio USB
com a saida de audio e entrada do MIC separadas ai sim vai aceitar o modelo do plug do lapela.

olha, eu fazia uma gambiarra em 2017 que talvez possa te ajudar, instala o pavucontrol e troca a entrada e a saída por lá
procura por pavucontrol na loja, instala, abre ele e vai testando entrada por entrada pra ver qual funciona
o pavucontrol me dá umas 6 opções mais ou menos, contra 1 que o gnome settings me dá

gnome settings:

pavucontrol:

mas é isso o pulseaudio ja usa o pavucontrol como controlador.

na verdade os notebook,s que vem com MIC nativo tende a gerar conflito mesmo.

deixe sempre em duplex !

só pra avisar, se vc selecionar o texto que quer responder no comentário da pessoa, o fórum vai apresentar um opção de “Citação”, assim vc não precisa responder 3 ou 4 vezes, tudo num só, mantendo o tópico organizado
Captura de tela de 2020-10-08 12-46-11

1 curtida

ok mano descula mesmo sou novato aqui .

2 curtidas

É possível citar vários numa resposta só

agora peguei a manha vlw !

Vou tentar

Pavucontrol abre as mesmas duas opções do fone settings aqui pra mim

Agora entendi

Pessoal, será que pode ser algum bug do driver (não sei se é genérico) que o próprio SO instala? Tem como instalar manualmente o driver de som no Ubuntu (pop_os)?

dá uma olhada no site da fabricante do teu dispositivo, se existe algum drive diferente, é ele que fornece

Tem só para windows

Eu acho que a entrada do lap, por ser P3, não lida bem com o mic, por ser P2. A melhor solução, como o @Francehelder disse, é um adaptador USB, como este:
image
Custa bem barato e funciona direitinho na maioria dos casos, mas é sempre bom testar na loja… comigo reconheceu no Manjaro sem necessidade de driver
Há alguns mais sofisticados e mais caros, como os 7.1:
image
E as interfaces de áudio, que tem qualidade muito superior:

image
Espero ter ajudado!

Vai ter que ser… Mas por hora vou usar o fone do celular mesmo. Obrigado pessoal, comunidade é show!

1 curtida

Não me referia especificamente a adaptador USB, eu tenho um diferente. Comprei por que tenho um headset que usava com o outro computador e não queria ter que comprar outro.

1 curtida

Pode ser também… não são tão fáceis de encontrar nesse modelo, mas servem igual… eu uso adaptador pq serve como pré-escuta com programas de discotecagem, como Virtual DJ e Mixx