Olá pessoal. Estou tentando migrar do windows para o Linux. Minha primeira opção de distro foi o Ubuntu. Sou professor e ele me serviria completamente em um período normal, sem Pandemia, mas nesse momento estou gravando aulas online. Eis que entro em recesso e aproveito para trocar o SO, instalo o ubunto, mas quando vou testar o OBS, meu microfone de lapela não é reconhecido.
Sempre que plugo ele, o Ubuntu me dá a opção apenas de fone ou headset. Ao usar a segunda, ele não reconhece, não sai som da voz. Tentei de tudo mudar as configurações e não consegui. Plugando meu fone de ouvido do celular (que tem microfone) ele reconhece e funciona, mas a qualidade não é boa. Para gravar minhas aulas, preciso do de lapela.
Alguém poderia me ajudar ? Eu desinstalei o Ubuntu e instalei novamente o windows pq retorno as aulas semana que vem (dia 13/10). Sei que poderia ficar com dual volta, mas preciso reconfigurar e estou pensando em usar o POP_OS, mas como é baseado no Ubuntu, creio que o problema persistirá.
Desde já agradeço a ajuda.
1 curtida
Envio imagens de quando plugo o microfone de lapela (tela é do Pop_OS, mas está exatamente como no Ubuntu).
1 curtida
desconectar o cabo do microfone do headset e conectar o do microfone de lapela não resolve não?
meu antigo headset tinha duas entradas, uma pro microfone e a outra pros fones (lugar onde sai o áudio pra eu escutar), se eu quisesse usar outro microfone era só eu desconectar o cabo do conector referente ao microfone
1 curtida
Mas aí que está, eu não tenho headset, essa mensagem aparece quando plugo o microfone de lapela mesmo
1 curtida
Tá usando notebook ou desktop?
Tem apenas uma entrada combo de fone e microfone?
Você usou esse microfone com outro aplicativo além do OBS? Aconteceu a mesma coisa?
Tá com mesma versão do OBS que usou no Windows?
1 curtida
Nessa terceira imagem você pode ter colocado com o microfone de lapela selecionado.
1 curtida
Notebook, com apenas uma entrada combo… Lá na tela de configurações ao falar (ou emitir algum som) ele nem “mexe” aquela barra do áudio, se tirar o microfone e deixar no inferno do PC, ao ter barulho ele demonstra som naquelas barras, assim como usando o fone (com microfone) do celular, tbm reconhece.
Uso a última versão do obs em ambos, mas se ele não reconhece nas configurações nem tenho aberto mais o obs… Nas configurações do sistema do windows ele reconhece o microfone de lapela (mexendo as barras). Estranho não poder ter opção de escolher apenas microfone no Ubuntu (ou POP_OS).
1 curtida
Mas veja que só aparece a opção de microfone interno (que ele pega o interno do PC mesmo) e a opção headset (embora não esteja plugado um headset e sim o de lapela). Quando seleciona o headset ele não reconhece o som
1 curtida
Usando controlador de som, pavucontrol, tbm não reconhece
1 curtida
Dá pra ver uma opção de volume na foto. Aumentou o volume de entrada do microfone de lapela?
Acredito que já tenho se atentado a isso, se fosse só isso você talvez nem estivesse postando aqui, mas não custa perguntar.
1 curtida
Já sim… Já mudei tbm as configurações de entrada pra duplex e tbm nada…
1 curtida
Sei que talvez seja mais fácil comprar um headset… Mas esse tipo de problema não solucionado me incomoda profundamente kkkk
1 curtida
Os conectores do fone de ouvido de celular e do microfone de lapela são diferentes. Afinal, um é um combo fone e microfone e o outro não.
Então você está conectando um cabo de microfone numa entrada combo de fone e microfone.
Minha suspeita é em relação à isso, pode ser a causa do Ubuntu não reconhecer e nesse caso um adaptador resolveria, mas só testando pra saber.
Isso provavelmente ajudaria.
Pensei nisso… Mas como o windows reconhece? Será algum bug do Ubuntu em si?
Qual o modelo do microfone?
Pesquisa pelo modelo + linux no Google.
olha tecnicamente o microfone de lapela é o mesmo integrado ao headset pois se trata apenas de um headset sem o fone de ouvido , acho que se plugar e celecionar headset vai dar certo.
É um chingling… De lapela simples, mas vou procurar
eu comprei um xingling e funciona de boa no Xubuntu 20.04.1
Selecionei headset com ele mas não deu não… No fone do celular (que tem microfone integrado), funcionou… Mas o de lapela funciona no windows, não é defeito dele