Ubuntu não reconhece hd de notebook com windows vista

Estou tentando acessar os arquivos que estão em um hd de notebook, mas o meu computador não reconhece o disco.
Tenho um notebook antigo da Semp Toshiba is 1462, cujo hd possui o OS Windows Vista. Quero acessá-lo para ver quais arquivos estão salvos nele (fotos, videos, etc), conectei o hd na porta sata da placa mãe, mas o sistema não reconhece o dispositivo. Já tentei inicializar o pc apenas com o hd do notebook, mas também não deu certo.
Como faço para resolver esse problema?

(*Esqueci de mencionar que meu OS é o Ubuntu 20.04)

1 curtida

Já verificou se o disco está sendo montado automaticamente e/ou de forma correta?

Verifique o gnome-disks ou via terminal com o comando lsblk.

Exemplos de usos:


2 curtidas

Não sei muito bem quais informações estou procurando, então tirei 2 prints.
O hd de 160 GB do notebook não aparece ali.


Captura de tela de 2021-06-28 13-36-47

Ok…
Vamos por parte então!

Pelos seus prints, acredito que tenha feito eles sem ter conectado o HD do Windows Vista. Tente fazê-los novamente após conectar ele. Pode ser na porta SATA da Placa-Mãe ou via USB com alguma case ou adaptador se você tiver.

1 curtida

Ele já ta conectado via SATA.

Bom…
Você verificou se ele está sendo reconhecido/ativado no setup (BIOS)?
Porque não está sendo listado nem no terminal nem no Discos.

1 curtida

Na Bios aparece as portas que estão conectadas, SATA 6 é o meu HD principal e a SATA 1 é o do notebook

1 curtida

Tire foto da tela inteira, pra gente poder verificar melhor!

Estranho que se eu entro em configurações do Dispositivo ele diz que na porta SATA1 tem um HD de 2.1 TB

É… Ele está sendo reconhecido no setup. Mas qual o tamanho real dele?
Se você tiver alguma case ou adaptador USB que possa usar com ele, tente conectar depois que o sistema iniciar para ver se será reconhecido pelo seu Ubuntu.

Não tenho como afirmar com certeza, mas o seu tipo de inicialização é UEFI. E o HD do Windows Vista deve, provavelmente, estar em MBR. Pode haver algo no tipo de inicialização que esteja impedindo que ele seja reconhecido pelo sistema. (Isto é só uma teoria!)
Por isso acho que conectar via USB depois que o sistema iniciar, pode fazer com que ele seja reconhecido e você consiga montá-lo.

1 curtida

O tamanho real dele é de 160 GB, vou tentar arranjar um adaptador para testar isso depois então.
Vlw pela ajuda cara!

1 curtida

Bloco de Citação

Então pode ter algum tipo de erro com ele!

Bloco de Citação

Uma alternativa seria você tentar iniciar o o notebook com algum linux live (tem várias distros com esta possibilidade). Ou até alguma versão PE do Windows.

Bloco de Citação

Disponha, parceiro! :v:
E se precisar de ajuda com alguma das sugestões que te dei é só falar!

1 curtida