Ubuntu não inicia no dual boot com windows 10

Tenho um Notebook Asus K45A - 64 bits Intel Core 5, Memória de 12GB (originalmente veio com 6).
Comprei um SSD de 240GB, instalei o windows 10 e particionei o SSD usando o windows, Deixei uns 100GB pro linux. Até consegui instalar porém estou a dias tentando fazer o ubuntu iniciar mas não consigo. O grub não aparece, já tentei instalar o grub manualmente pelo pendrive mas mesmo assim vai direto pro windows. Gostaria saber como posso fazer o ubuntu aparecer na inicialização para poder usar em Dual boot.
Estou tentando com pendrive bootavel, usando a versão 20.04, mas não tive sucesso;
aparentemente há um bloqueio na Bios feito pela Asus (já mexi nas configurações da bios)
Agradeço orientação, se possível, com detalhes passo a passo,
inclusive como configurar a Bios para ler e instalar e usar selecionando no Boot.

Esqueci de mencionar uma coisa, já tentei o Boot Repair Disk pelo pendrive e não obtive sucesso.

Tente segurar shift ao ligar, pode ser que o tempo de aparição do GRUB esteja definido para 0 e ele passe direto pra primeira opção de boot.

Outra dica é entrar no menu de boot (não na BIOS Setup, no menu de boot), que no meu antigo Asus era ao apertar F10 ao ligar o notebook. Também pode ser F11, F12, DEL, etc. Nesse boot menu, podem haver algumas opções, entre elas Windows Boot Manager e Ubuntu. Selecione Ubuntu.

1 curtida

Manual do usuário, página A-4 (ou 78 do pdf). Provavelmente está com UEFI ativado e opção padrão para “Windows Boot Manager”. Altere para “Ubuntu”.

3 curtidas

Entre na Bios, procure a opção de ordem de boot (inicialização), provavelmente o Windows Boot Manager vai estar como primeiro. Altere a ordem de boot deixado seu HD como primeiro ou algo com o nome ubuntu como primeiro e HD como segundo. Salve as alterações e provavelmente ao reiniciar o Ubuntu deverá iniciar normalmente mostrando a tela de grub.

1 curtida

Queria deixar meus agradecimentos e informar que eu consegui fazer o dual boot com o ubuntu. O grande problema era que na hora da instalação não aparecia a opção de instalar ao lado do Windows e eu era forçado a fazer a instalação no modo avançado, depois de todas as partições prontas e configuradas, o ubuntu instalava mas como mencionado não dava o bendito boot pelo grub. A solução (depois de muita pesquisa e noites mal dormidas kkkk) foi formatar o pendrive em MBR usando o Rufus e desabilitar o UEFI nas configurações da bios. E e foi como mágica, quando fui reinstalar apareceu a tão desejada opção de instalar ao lado do Windows. Instalei o ubuntu e o grub estava lá, como deveria estar. Mais uma vez muito o brigado a todos.

3 curtidas

2 postagens foram divididas em um novo tópico: Como instalar Windows 10 e Linux Mint em dual boot