Ubuntu não inicia logo após instalação

Boa tarde a todos, venho aqui pedir a ajuda de todos… Recentemente venho tentando instalar o Linux no meu novo computador, mas nada funciona.

Já realizei a instalação diversas vezes em outros computadores, sei o procedimento correto… porém neste computador não importa o que eu faça ele não funciona…

Já testei Manjaro, Pop_Os, ubuntu e Linux Mint todas as distros congelavam logo após a instalação e o ubuntu nem mesmo inicia.

Apresentando o seguinte erro:

Alguma sugestão ??

Config do PC:
I3 9100
GTX 1650
SSD 465GB
HDD 1TB

1 curtida

@Marcos_Ferreira :wave:t2:

Quando você ligar o computador, irá aparcer a tela do GRUB, caso não segura o shift ao ligar.
Aperta a tecla e e procura a linha abaixo adicionando pcie_aspm=off ao final:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash pcie_aspm=off"

Depois aperta F2 e update o GRUB com o comando update-grub para ver se resolve.

:pray:t2:

1 curtida

Não resolveu, a mensagem não aparece mais, porem o Ubuntu trava logo na tela de carregamento inicial como na foto.

Outras distros eu consegui realizar a instalação e acessar o sistema em si, porém em poucos minutos de uso ela congela e só resolve reiniciando o computador, mas fica em um ciclo sem fim de congelamentos.

1 curtida

Esse pcie me parece que o Kernel ainda não está pronto para o dispositivo que esta conectado nele, talvez futuros Kernels poderão conseguir lidar com o tal dispositivo.

A função do ASPM é reduzir o consumo de energia por colocar um dispositivo com suporte em low power state. Ao desativar o ASPM com o comando o computador irá gastar mais energia porém poderia contornar o erro. Mas como não deu certo, deve ser outro problema.

Apaga o pcie_aspm=off e no lugar dele vamos desativar o report de erros avançados, com o comando pci=noaer.

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash pci=noaer"

Depois aperta F2 e update o GRUB com o comando update-grub para ver se resolve.

Lembrando que isso é um contorno por o disposito ser novo e/ou o Kernel não saber lidar com ele ainda ou até outros detalhes. Se o sistema conseguir se inicializar poderemos fazer diagnósticos e tentar resolver o problema devez.

:pray:t2: