Ubuntu não inicia após atualização(erro PXE-E61)

Bom, vamos começar pelo começo.
Notebook dell inspiron 5437
Entre indas e vindas entre windows e Linux, desde quando a canonical distribuía mídia física do Ubuntu, agora estou utilizando o 18.04 e não pretendo retornar para o Windows.
O problema começou quando um dia desses após a atualização, o cabo de rede parou de funcionar, só rolava wifi. Aí tentei o boot pelo live cd, funcionou com o cabo. Quando reiniciei, estava funcionando normalmente. O.o
Ok, segue o jogo.
Anteontem, após atualização do sistema, o maldito não dá boot, de jeito algum.
Não mexi na configuração do boot, e aí pesquisando, dei uma investigada e não achei o problema.
O erro, aparentemente, está relacionado com a placa de rede; que pode ou não ter relação com o não funcionamento da rede relatado acima. Acredito que o problema não esteja no hd, consegui dar boot pelo live CD pra recuperar alguns arquivos, o HD foi lido normalmente.
Não acredito que haja a possibilidade de o erro estar em parte física do notebook, nunca meu nele.
Segue as imagens dos erros e da configuração do boot, se alguém puder ajudar, agradeço.
ps: ainda não tentei grub, bem boot-repair

Não sei qual pesquisa você fez, mas pesquisando encontrei muitos resultados. Um deles é este aqui. Leia:

Vê se resolve. Nunca passei por nada desse tipo antes.

1 curtida

Reinstalar o sistema não é uma opção. Gostaria de manter tudo. Configuração do meu boot está assim:

1 curtida

Eu não li o tópico então não sei se dizia para reiniciar. Mas tem outros, você pode pesquisar no Google tranquilo e resolver antes das 13h ou esperar alguém que conheça esse problema vir aqui responder.

1 curtida

Já pesquisei, por isso disse que não usei nada relacionado ao grub e boot repair, que são soluções sugeridas.
Fiz o tópico para caso alguém puder ajudar, que teve o mesmo problema ou não

1 curtida

Isso pode ser um problema bobo como mal contato do cabo Sata no HD, mas aparentemente o HD está sendo reconhecido normalmente, já verificou a ordem de boot na Bios algo parecido com isso:
image

Tente também desativar a opção de Boot por Rede

1 curtida

Ao meu ver a BIOS tenta todos os modos de boot e não acha o sistema. Pode ter acontecido alguma alteração na nvram da BIOS e as entradas de boot do Ubuntu não estão corretas. Seu Ubuntu estava usando o modo UEFI? Se sim, deixa apenas UEFI no boot, inicia pelo pendrive e adiciona uma nova entrada de boot pelo efibootmgr. Faz ela default e veja se resolve.

Se seu Ubuntu estava usando MBR, vc tem que reinatalar o grub na MBR.

1 curtida

Está de acordo com a imagem abaixo.
Chegando em casa vou dar uma olhada em mais detalhe.
Obrigado pela ajuda

1 curtida

Instalei o Ubuntu zerado, apaguei tudo que tinha antes. Senão me engano, o grub é instalado quanto há outro so, correto?
Tendo em vista que não fiz isso, imagino que esteja em uefi

1 curtida

O padrão é sempre instalar o grub para ter as opções de escolher o kernel e recuperação do sistema.

Você pode editar a entrada UEFI pelo teu BIOS, tem opção “add boot option”. Se for esse o problema nem precisa iniciar pelo pendrive.

Outro ponto que pode causar problema é o fastboot. Pelo q lembro só é vantagem pro windows (alguém confirma pois não estou no meu computador )

Opa. Tentei as opções sugeridas. Ao tentar adicionar um boot, não dava, ao tentar deletar o boot de PCI; também não adiantou.
Habilitei legacy, acusou que o hd não estava sendo reconhecido.
Voltei pra UEFI e não bootou.
Na bios o hd era reconhecido, mas por algum motivo, algo foi corrompido e não conseguia dar o boot.
Resolvi pelo boot-repair via live cd.
Não consegui desabilitar a opção de rede no boot.
Agradeço a atenção.

2 curtidas