Ubuntu não funciona em jogos

Olá, pessoal!
Recentemente fiz tudo o que o Diolinux fala no vídeo sobre jogos no Linux, mas ainda assim não consigo rodar meus jogos!
Sempre dá algum erro de placa de vídeo não suportada, ou ainda mesmo o jogo crasha!
Tenho uma AMD R7 370, li as especificações técnicas dela na internet… Lá não há nenhum suporte para Vulkan… Mas faria sentido, uma vez que tenho suporte a OPENGL 4.0 ?
Já tentei rodar com o OPENGL tbm, mas mesmo assim o desempenho é bem abaixo do que eu espero (205 fps)!
Ficarei grato com a ajuda!

Se você estiver falando de jogos que receberam portes para Linux é até que “normal” receber esse erro de GPU não suportada, dependendo do porte, é claro. Exemplos que podem ocorrer isso: Deus Ex Mankind Divided e The Witcher 2, pois seus portes foram pensados apenas para GPU’s Nvidia, pois os drivers da Radeon eram bem precários, hoje o jogo virou eu diria. Recomendo bastante seguir a dica que o Renato mandou.
Outra coisa: jogar no Linux é interessante ter noção sobre Proton, Wine e Lutris

Outra dica, sempre que você quiser rodar algum jogo do Windows no Linux através do Proton da Steam, olhe no ProtonDB

Obrigado pela ajuda! Demorei até mandar essa resposta aqui… 1 dia depois de postar esse problema aqui, descobri que minha placa não possui suporte a Vulkan (somente OpenGl4.0 e DirectX12)

na verdade suporta Vulkan sim, é que precisa ativar o amdgpu no Linux…

1 curtida

Mas aí seria forçar uma API, não?
Nos sites oficiais das fabricantes, nas especificações técnicas, não há nada indicando o suporte a Vulkan

Somente suporte a OpenGL e Direct X

O que dará de fazer é uma tradução DX para OpenGL, que é bem mais lenta que DXVK (Direct X to Vulkan), mas dará de rodar sim alguns jogos pelo proton…

Sua placa tem suporte a Vulkan: Radeon GPUs are ready for the Vulkan graphics API - AMD Community

Os drivers compatíveis com o Linux são mais antigos, não?

Conforme a nota do site da AMD, a solução seria esta:

Já faz um bom tempo que essa placa tem suporte a Vulkan no GNU/Linux. Essa nota é de 2016.

=> AMD R7 370 <=