Ubuntu Minimal o ambiente se torna mais leve?

Pessoal tenho uma pergunta sou novo no mundo linux e estou usando o mesmo no meu notebook e tenho que admitir que ele salvou meu not estava muito lento com o windows 10 e atualmente utilizo deepin que estou gostando bastante.
Minha dúvida seria a seguinte se eu instalar o ubuntu minimal no meu notebook e instalar os pacotes na unha por exemplo do gnome ou uma outra interface o ubuntu seria mais leve do que uma instalação oficial para desktop?

A diferença é imperceptível, a não ser que seu computador seja realmente muito antigo.

Quer minha opinião sobre isso? É perda de tempo.

Se quiser experimentar só seguir o link:

O meu note é um core i7 segunda geração…e me adaptei bem com o Ubuntu-Mate , por ter placa híbrida, no Ubuntu, entre outras coisas o brilho não funciona, o compiz não trabalha bem com o gnome, a loja “boutique” me atende bem, enfim…vai de cada um.Ah e outra coisa se puder e quiser dar um UP no note, coloca um SSD nele.

Depende do que você instalar, por exemplo, instalar o pacote ubuntu-desktop sem o --no-recommends você não vai ter diferença nenhuma entre o minimal e o normal


E o gnome independente da forma como você instalar nunca vai ser leve

Vai depender inteiramente do que você instalar, programas ou serviços que rodem no background vão consumir mais recursos.

Isso não é mais verdadeiro, o Gnome 3.32 é bem leve e fluido.

https://plus.diolinux.com.br/t/consumo-de-ram-do-gnome-3-32-no-arch-linux/6798

Se quer ainda mais leveza do que tem atualmente, o ideal seria uma distro vocacionada para hardware antigo ou modesto com Raspbian Desktop:

Puppy Linux:
http://puppylinux.com/
SparkyLinux:

Debian Dog:
https://debiandog.github.io/doglinux/
E outras correlatas.

Ainda é pesado pelo que ele oferece

obrigado pelas dicas