Ubuntu Mate 22.04 reinicia sessão quando clico em qualquer coisa, aleatoriamente!

Olá!

O Ubuntu Mate 22.04 reinicia a sessão quando clico em alguma coisa. Pode ser quando abro um aplicativo qualquer, como também, quando clico em um link num navegador. Não é totalmente aleatório. A mesma ação costuma repetir o comportamento, porém, nem sempre.

Um exemplo: Abri uma pasta em minha home, usando o Caja. Cliquei na pasta com o botão direito do mouse, mum espaço livre entre os ícones. No menu suspenso que se abriu cliquei em “Abrir no terminal”. O terminal se abriu e no segundo seguinte a sessão reiniciou, ou seja, depois de uns instantes com o monitor em preto, exibindo apenas o ponteiro do mouse, a tela de registro abriu, me permitindo selecionar, novamente, o usuário e por a senha. Após, uma nova sessão iniciou.

Outro exemplo: Abri o navegador Google Chrome. Depois de uma pesquisa cliquei em um link. Pronto! O comportamento anômalo anterior se repetiu!

• O mesmo aconteceu em 3 computadores diferentes em que instalei o sistema.
  • Aconteceu, inclusive, rodando o sistema em live.
  • Utilizei mais de uma iso, todas com a integridade checada pelo algorítimo de Hash.
  • Ocorreu em vários períodos com as últimas atualizações instaladas.
  • Nas mesmas máquinas, o problema não ocorreu com a versão anterior do sistema, Ubuntu 20.04.

Agradeço, antecipadamente, qualquer ajuda. Obrigado!

Oi @Cassio_Rodrigues_Alv, tudo bem? Seja bem-vindo à comunidade pinguim :penguin:

Você chegou a observar os logs do sistema para entender qual o erro ocorre?

Este vídeo pode ajudar a entender o processo:

1 curtida

A Solução que eu recomendo é não use mais o MATE,se em 3 casos deu o mesmo erro,o pessoa do Debugging do Mate é que tem de resolver isso.Eu Até hoje só vi um unico bug no XFCE que era quando removia um lançador na barra de tarefas principal ele sumia e só voltava quando encerrava sessão,Alguém corrigiu esse bug,porque no Linux Mint 21 que eu estou digitando dele agora,esse problema desapareceu por complet.

Olá, Dio!

Sim, eu analisei os logs, mas não cheguei a nenhuma conclusão. Não encontrei um erro específico no qual me balizar para uma solução. Os logs são bem complicados, logo, algo pode ter me escapado, e é provável.

Quando eu tiver umas horas livres, vejo de novo.

O interessante, é que, como percebi o problema em várias instalações em condições diferentes, não há como esse não ser um comportamento comum, porém, não encontro muitos relatos semelhantes!

Obrigado!

Nos últimos dias, o Facebook tá desse jeito… Clico “Like” numa postagem, e ele pula pra outra página, aleatória.

Se eu fosse Kafka, já estaria bolando um conto sobre pesadelos virtuais.

1 curtida

Olá, Fabricio!

Nem precisava dizer! Já não o estou usando. Na verdade, o Mate eu uso, porém, a versão anterior, 20.04.

Tenho a 22.04 instalada em uma máquina minha, mas para testes, não para produção, até que uma solução se apresente!

Obrigado!