O Ubuntu Mate 22.04 reinicia a sessão quando clico em alguma coisa. Pode ser quando abro um aplicativo qualquer, como também, quando clico em um link num navegador. Não é totalmente aleatório. A mesma ação costuma repetir o comportamento, porém, nem sempre.
Um exemplo: Abri uma pasta em minha home, usando o Caja. Cliquei na pasta com o botão direito do mouse, mum espaço livre entre os ícones. No menu suspenso que se abriu cliquei em “Abrir no terminal”. O terminal se abriu e no segundo seguinte a sessão reiniciou, ou seja, depois de uns instantes com o monitor em preto, exibindo apenas o ponteiro do mouse, a tela de registro abriu, me permitindo selecionar, novamente, o usuário e por a senha. Após, uma nova sessão iniciou.
Outro exemplo: Abri o navegador Google Chrome. Depois de uma pesquisa cliquei em um link. Pronto! O comportamento anômalo anterior se repetiu!
O mesmo aconteceu em 3 computadores diferentes em que instalei o sistema.
Aconteceu, inclusive, rodando o sistema em live.
Utilizei mais de uma iso, todas com a integridade checada pelo algorítimo de Hash.
Ocorreu em vários períodos com as últimas atualizações instaladas.
Nas mesmas máquinas, o problema não ocorreu com a versão anterior do sistema, Ubuntu 20.04.
Agradeço, antecipadamente, qualquer ajuda. Obrigado!
A Solução que eu recomendo é não use mais o MATE,se em 3 casos deu o mesmo erro,o pessoa do Debugging do Mate é que tem de resolver isso.Eu Até hoje só vi um unico bug no XFCE que era quando removia um lançador na barra de tarefas principal ele sumia e só voltava quando encerrava sessão,Alguém corrigiu esse bug,porque no Linux Mint 21 que eu estou digitando dele agora,esse problema desapareceu por complet.
Sim, eu analisei os logs, mas não cheguei a nenhuma conclusão. Não encontrei um erro específico no qual me balizar para uma solução. Os logs são bem complicados, logo, algo pode ter me escapado, e é provável.
Quando eu tiver umas horas livres, vejo de novo.
O interessante, é que, como percebi o problema em várias instalações em condições diferentes, não há como esse não ser um comportamento comum, porém, não encontro muitos relatos semelhantes!