Ubuntu MATE 19.10 com bug no painel

Olá pessoal, atualizei o meu Ubuntu MATE essa semana para a versão 19.10, mas notei que ele está com um bug no painel. No canto, ao lado dos indicadores, começou a aparecer um ícone de wifi grande que eu não sei como tirar. Ele aparece de forma aleatória, às vezes eu ligo e ele não aparece, outras vezes aparece. Alguém sabe como resolver isso?

Edit: ele está ali independente dos outros ícones, e não aparece nenhuma opção pra remover ele do painel, como aparece com os outros ícones.

Esse bug não é especificamente do MATE, ele acontece em outros DEs…

O problema é que o MATE, assim como o XFCE, por exemplo, usam dois tipos de área de notificação, uma é a área de notificação clássica e a outra é uma área de notificação com indicadores, o gerenciador de redes é suportado por ambos, mas geralmente os indicadores carregam primeiro do que o tray clássico, ocasionando esse problema.

No meu caso, eu não uso os indicadores, só o tray clássico mesmo, daí esse problema não acontece.

1 curtida

Entendi, mas como posso ativar então somente esse tray clássico?

Você tem que remover os indicadores do painel, é só clicar com o botão direito que você encontra as opções.

Lembrando que, existem apps que não são compatíveis com o tray clássico, por isso as distros mantem ambos por padrão.

1 curtida

E para desativar esse tray clássico, não há possibilidade?

Como falei, é a mesma coisa, só clicar no painel que você vai ver as opções pra remover, tanto o tray clássico quanto os indicadores, mas na mesma proporção, ambos tem incompatibilidades com alguns apps.

Mas não aparece essa opção, se eu clico tanto com o direito quando com o esquerdo nesse ícone do wifi aparece só as opções de conexão, propriedades, etc

Tenta clicar ao redor do ícone, nos cantinhos.

Deu certo, consegui achar um canto que deu pra clicar kkk

1 curtida

Esse tipo de coisa eu acho meio jeca no MATE, tinha que ter um lançador pra abrir as configurações gerais do painel.