Ubuntu leeento para abrir

Fiz o primeiro passo:
sudo systemctl mask apport.service avahi-daemon.service

Sobre aos snaps tentei fazer com o link que você passou mas não consegui desinstalar pois dizia que estava em uso. No site Ubuntu 20.04 mais leve na seção snap diz o seguinte:

Snap

Ainda no boot temos outro problema, a adoção do Ubuntu pela central de programas Snap.

Os pacotes Snap além de consumirem muito espaço em disco, são montados em uma partição virtual e com isso o seu boot pode levar vários minutos.

Caso queira eliminar o problema por completo, remova o suporte a pacotes Snap.

sudo apt remove --purge snapd

Depois disso reiniciei a máquina. Antes era 1:30, agora inicia com 1:08

Verificando com o comando lsblk os snaps parece que sumiram:
lsblk
NAME MAJ:MIN RM SIZE RO TYPE MOUNTPOINT
sda 8:0 0 931,5G 0 disk
├─sda1 8:1 0 243M 0 part /boot/efi
├─sda2 8:2 0 279,4G 0 part
├─sda3 8:3 0 279,4G 0 part /
├─sda4 8:4 0 16M 0 part
└─sda5 8:5 0 372,5G 0 part

Sobre o comando sudo systemctl disable NetworkManager-wait-online.service, vai desabilitar a internet?

Mais algumas coisas que você pode querer desativar para reduzir um pouco mais:

thermald.service -> para ver a temperatura em notebooks, se não te interessa desative.
rsyslog.service -> sistema de logging mais das antigas, hoje ele é redundante tendo o journald, mas se um dia você precisar de ajuda e alguém pedir log do sistema e mandar um comando envolvendo ele você pode se ver em maus lençóis se não souber usar o journald.
cron.service e anacron.services -> inicia tarefas de forma automática em momento específicos, é preciso ver se não está sendo usados, os timers do systemd substituem bem.
cups.service -> se não tiver impressora não precisa.

Não espere muita coisa, de qualquer forma você pode sempre desfazer com:

systemctl unmask blablabla.service

calma que você pode estar lendo errado, coloque aqui o resultado do systemd-analyze. Não, não vai desabilitar a internet.

systemd-analyze:
Startup finished in 4.399s (firmware) + 3.787s (loader) + 2.737s (kernel) + 51.432s (userspace) = 1min 2.357s
graphical.target reached after 51.320s in userspace

É, o tempo até o sistema ficar usável é quase a mesma coisa que o boot, 62,183 segundos.

E para desabilitar esses que você falou, é só colocar
sudo systemctl mask thermald.service
sudo systemctl mask rsyslog.service
sudo systemctl mask cron.service
sudo systemctl mask anacron.services
sudo systemctl mask cups.service (não tenho impressora nesse pc)
?

isso, veja depois se systemctl disable NetworkManager-wait-online.service funcionou, e se bastou para ele não aparecer mais no blame. caso contrário reative e mascare:

systemctl enable NetworkManager-wait-online.service
systemctl mask NetworkManager-wait-online.service

Eu estava vendo e outro possível culpado é systemd-journal-flush.service, limpar o journal pode ajudar:

sudo journalctl --rotate
sudo journalctl --vacuum-time=5d

Se melhorar o boot pode ser interessante limitar o tamanho do journal, para evitar que volte a demorar.

Se é a rede que está atrasando o boot, não seria mais rápido se configurasse com IP estático no NetworkManager?

Geralmente isso só funciona bem em redes que realmente tem alguma lentidão devido a congestão de resolução de nomes (um roteador lotado de aparelhos ligados), muitas vezes a dificuldade é outra, principalmente quando se trata de wifi (tudo é lento, inclusive calibrar uma transmissão com degradação minima de sinal).

Depois de tudo feito:

Então se ligar o computador com o wifi desativado deixa rápido? Ou demora mais ainda?

costuma deixar mais rápido, já que o NetworkManager pode ver que o dispositivo não está disponível e pode “bater com os braços” na sua inicialização (se tiver alguma rede wifi configurada para conectar automaticamente lógico).

OBS: Isso acontece no Linux pois no systemd, o graphical.target depende de a rede ter sido conectada, logo a sessão espera a rede antes de dar acesso para o usuário. Se não fosse isso, a conexão rolaria em paralelo sem segurar o graphical.target, mas desativar também, reduziria já que é mais um serviço longo a menos em paralelo.

Outra observação pertinente é que isso pode afetar serviços dependentes da rede na inicialização (update automático, insync, skype etc) alguns podem alongar o boot se tiverem um timeout ou não “lidarem bem” com a ausência de um aviso de algum dispatcher.

Inclusive o que comentei sobre o systemd-journal-flush.service?

Existem mais algumas mudanças um pouco mais agressivas que podemos ir testando se você quer limar ainda mais esse tempo.

Não vi esse systemd-journal-flush.service
O que eu não tinha feito é rsyslog.service. Tive medo, rs, depois que você falou que eu poderia fica em maus lençóis caso eu não souber usar o journald.
Então faço:
sudo systemctl mask rsyslog.service
sudo systemd-journal-flush.service
?

Não, você pode desativar totalmente o log, ficaria em mal lençóis se um dia for buscar ajuda em algum lugar e pedirem as mensagens de log do sistema para averiguar o que poderia ter acontecido rs.

No caso eu pedi para limpar o journal:

sudo journalctl --rotate
sudo journalctl --vacuum-time=5d

Em vez de desativar o rsyslog pode desativar a persistência do journal, pode ter mais efeito que desativar o rsyslog, mas técnicamente ambos fazem a mesma coisa, registram mensagens do sistema.

Tudo feito agora, deu uma diferença boa:

Que bom. Ainda da para fazer mais, mas envolve ir mais fundo e mexer em coisas que no futuro podem incomodar. Posso colocar uma lista aqui de outras possibilidades, para quem esteja seguindo e queira reduzir ainda mais, mas vai de cada um.

Certo. Eu vou parar por aqui, já me aventurei demais, deixa as próximas dicas para os mais audaciosos.
romulopb eu agradeço bastante, obrigado mesmo e boa noite, ou bom dia já.

Boa noite, e que bom que ajudou. :+1: