Ubuntu leeento para abrir

Tenho na minha máquina o Ubuntu 20.04 LTS, o Deepin 20 Beta e o Windows 10. Desses o que eu uso mais é o Ubuntu. O problema é que ele é o mais lento de iniciar. Para quem puder me ajudar, segue um print do resultado do comando systemd-analyze blame. Gostaria de saber se tem algo que eu possa fazer ou desinstalar. Obrigado a todos.

Mais uma tela:

Você por acaso criou uma partição Swap ou arquivo Swap após a instalação?

Não criei. Pensei que nem precisava mais. Mas o swap influencia no boot?
Porque no Deepin, que também não criei, inicia mais rápido?

Verifique se todas as entradas do /etc/fstab estão atualizadas!

execute sudo mount -a e veja se tem alguma mensagem de erro.

Se tiver algum ponto de montagem que não foi montado, apague-o do fstab.

Outro ponto comum de acontecer é que o swap está com identicação para “resume” no kernel, mas a identificação está errada. Daí o kernel tenta achar a swap para reassumir o sistema e fica travado uns segundos nessa, até desistir e seguir com a inicialização normal.

Sem mensagem de erro no comando que você passou. Vou criar um arquivo de swap e verificar como vai ficar. Obrigado.

Tem algo atrasando o seu graphical.target, alguma coisa que é dependência para iniciar a sessão. Coloque também o critical-chain, vai nos dar informações mais relevantes:

systemd-analyze critical-chain

Verifiquei e já tinha memória swap, tinha 2G. Aumentei o tamanho criando o arquivo swap.img conforme dicas do link https://pplware.sapo.pt/linux/dica-linux-como-aumentar-a-memoria-swap-do-sistema/
Como ficou:

andreceara@ubuntu:~$ free -h
total usada livre compart. buff/cache disponível
Mem.: 3,7Gi 1,4Gi 926Mi 229Mi 1,4Gi 1,8Gi
Swap: 9Gi 0B 9Gi
andreceara@ubuntu:~$

E sobre o comando systemd-analyze critical-chain, segue imagem:

Ah, depois que aumentei o tamanho da memória swap não teve melhora de velocidade.

alguns culpados:

O seu sistema perde 19 segundos esperando a rede conectar (experimente iniciar sem uma rede configurada para iniciar automaticamente apenas para testar), é possível remover a dependência do target mas é não muito simples. Ainda assim tem mais alguma dependência que segura o seu boot e não está aparecendo ali.

Pelo blame, por ter algo bem demorado acontecendo envolvendo partições (udisk) suspeito que possa ter alguma partição demorando para montar, ainda podemos tentar obter mais informações:

systemd-analyze plot > plot.svg

coloque aqui essa imagem plot.svg

Aqui no forum não aceita upar essa extensão svg

pode converter para jpg ou colocar um link para compartilhamento do arquivo?

se puder também, coloque o resultado de

 lsblk

jpg ficou enorme, segue link do gdrive
https://drive.google.com/file/d/1NfDTaHwTf1pjAAcZUd-E476-jVE8iOmS/view?usp=sharing

Solicitei permissão para ver a imagem, você não fez compartilhamento público.

Explicando um pouco:

critical-chain apenas lista as dependências do graphical.target, ali podemos ver se alguma dependência toma tempo.
blame apenas lista o tempo que os processos levaram para iniciar. Porém sem definir uma hierarquia de dependência alguns dos processos estão rodando em paralelo pois não são interdependentes, isso dificulta saber se algum deles ou todos como um conjunto estão “construindo” essa demora.

A plotagem nos permite ver quais partes estão indo em paralelo e o que podem estar atrasando a sessão.

tenta agora

Pelo que posso ver você tem 2 principais culpados, o snap e o seu adaptador de internet que é uma dependência da sessão (a sessão não inicia sem estar conectada a internet), o snap não bloqueia nada no boot mas ele é o maior responsável no conjunto de serviços iniciando em paralelo pelo que pude ver, algumas outras coisas que poderiam ajudar se desativadas seria o apport e o avahi-daemons mas é preciso ver a utilidade deles para você.

O apport é um sistema de tracing para enviar feedback para a canonical caso algo falhe, informação de debugging e tal, já o avahi-daemon faz tradução dos endereços ip para nomes das máquinas, para que em configurações de rede você possa usar o nome da máquina em vez do ip.

É difícil saber quanto você vai ganhar desativando, como eu disse, eles fazem parte de um conjunto de servições iniciando em paralelo (eles pesam no total mas não tanto quanto demoram já que vão iniciando em paralelo).

Tem alguma maneira da conexão da internet ser feita somente após o boot?
Não lembro de ter instalado nada via snap. Como faço para resolver isso?
Sobre o apport dar para desativar ne?
E sobre a rede, não uso computador em rede (só internet via wifi mesmo).

Avahi-daemon é mais uma “perfumaria” geralmente e não impede referenciamento por IP na rede. você pode fazer o masking dos dois, para fazer isso você deve fazer:

sudo systemctl mask apport.service avahi-daemon.service

Quanto aos snaps, por ser da Canonical vem por default isso… Eu não tenho Ubuntu mas dei uma olhadinha na internet e parece que tem como remover:
https://www.kevin-custer.com/blog/disabling-snaps-in-ubuntu-20-04/

já modificar a dependência para rede vai ser um pouco mais complicado, vamos ter que editar as unidades de alguns serviços e targets no systemd. para isso eu vou precisar ver como estão configurados ai. Sugiro ver como fica ai primeiro com as outras mudanças.

se quiser inicialmente você pode fazer:

sudo systemctl disable NetworkManager-wait-online.service

depois posta aqui o resultado de systemd-analyze ou qualquer duvida sobre o processo. :+1: