Ubuntu KDE plasma neon consumindo muito da cpu (e algumas dúvidas de um leigo)

Sou usuário de windows de longa data. Há alguns meses tentei comprar minha licença do windows e fiquei frustadissimo com os preços,ent resolvi dar uma chance ao linux.Passei 7 horas sendo “guiado” por um amigo em como me iniciar nesse processo,porém agora me deparo com um problema: o meu pc está reclamando.
Primeiramente eu e meu amigo testamos o linux mint 21.2, mas o mesmo travou e simplesmente comeu toda minha cpu quando tentei abrir a steam, então resolvemos passar para o ubuntu,justamente por causa do tema de windows e tals. Assim como uma criança que descobre que pode usar o cartão de crédito dos pais,passei horas e horas customizando meu novo melhor amigo (sério,nunca mais volto ao windows). Porém, ao tentar usar a steam e navegadores em geral encontro a barreira do consumo de cpu. Inicialmente achei que poderia ser algo da customização,ent troquei para o tema básico do w11 e removi todas as firulas :frowning: que tinha adicionado. Porém ainda enfrento os mesmos problemas. Já procurei no fórum se achava algo parecido, e não, meu problema não é ram nem disco.
meu setup é um i5 3337U 1.8 ghz, placa integrada nvidia 500 e algo(já tentei alguns metódos de update de drives da nvidia,tds eles deram que estava tudo ok), 6gb de ram ddr3 e um ssd de 256 gb SATA III. Neste momento,meu linux possui 163 gb de armazenamento livre pra brincar. A (me perdoem se erro) distro é ubuntu KDE plasma 5.27.9. Caso mude algo, uso o pc em dual boot com o windows.
Bem, meu pc apresentava um ótimo desempenho quando utilizava windows 10, então não entendo o que pode estar acontecendo.Como podem ver sou muito leigo nesse assunto. Não poderiam ser as firulas, certo?
eu só queria um pc bonitinho sem ter que pagar 1000 reais :frowning:

Bem-vindo ao fórum, Michael! :wave:

Foi mal pela pergunta invasiva, e, na verdade, é mesmo, :sweat_smile: … Para que você utiliza esse seu computador? Infelizmente, observando só pelo processador, a sua configuração de hardware é de pouco processamento se sua intenção for para jogos.

E no tange esse assunto, o GNU/Linux é uma plataforma ligeiramente problemática para essa finalidade. Eu não quero desistimular a ficar nesse sistema operacional, só que você terá que ter mais paciência e disposição para resolver eventuais problemas.

Ah, o que eram essas tais “firulas”?

No fórum, há diversas postagens para lhe ajudar envolvendo “jogar no GNU/Linux”,se for necessário.

compreendo,um pc morto é um pc morto em qualquer lugar :cry:
com firulas,digo alterar cursor,instalar temas,etc.
Acreditas que deveria,não sei,trocar de distro? uma mais simplista?

Tem um programa chamado “Monitor do sistema” pesquisa no menu e abre, clica na coluna CPU até que o programa que usa mais cpu ficar no topo e manda print

vc pode tentar usar uma interface mais leve,tipo o linux mint xfce,ubuntu mate,xubuntu,zorin lite(nao e o mais leve mais ajudaria)
todos que citei vc pode instalar temas e cursor de mouse facilmente,todos da mesma forma,entao bom teste,e veja se algum desses te agrada
ou se quiser algo bem minimo,poderia tentar um arch linux(ele e minimo soq a instalação e via terminal,entao assusta nois que e novato kkk)
abraços(:slight_smile:

Com GNU/Linux, todo computador, o mais antigo que possa ser, é possível de ser reanimado, Michael.

A resposta do Luiz_Fernando já lhe deu um norte tremendo: existem distribuições que focam em computadores de baixa performance ou obsoletos. Tenho certeza que você irá encontrar muito conteúdo a respeito pesquisando pelo fórum e no YouTube.

Eu ainda não entendi qual é o uso que você dá ao seu laptop, mas se for para jogos, imagino que desfrute de título antigos. Talvez o Windows seja melhor para essa tarefa, nesse cenário, você poderia configurar uma dupla inicialização.

Pode ser que isso não seja mais realidade, mas lembro a última vez que pesquisei o assunto de que o GNU/Linux não proporciona uma experiência agradável para jogos executar antigos (mas eu posso estar errado e isso ter mudado nos últimos anos…)

Mais uma coisa: eu não sei se a customização que você deu ao sistema pode prejudicá-lo tanto. Eu acho que para o seu hardware, talvez o KDE Neon não seja uma alternativa tão adequada, mas isso se você sentir que a performance está sendo ruim.

Eu digito muito, foi mal, :sweat_smile: .

Assista esse vídeo do Diolinux pra você entender um pouco sobre o assunto.

não cara
eu que agradeço
de fato,sempre quero morder uma fatia maior do que minha boca com minha máquina de guerra.
em questão de perfomance do sistema,está aceitável.
era pura noia minha
fui comparar lado á lado com windows e vi que a perfomance era até pior,só que como eu n mantinha o gerenciador de tarefas aberto,nunca via o caos acontecer.
Agora estou na cruzada de jogar os jogos mesmo (acredito que tenha algo haver com drivers,já que minha placa é bem antiguinha)
o mais interessante é que o windows me diz que tenho uma placa nvidia,mas o linux diz que tenho uma intel. Whata a wonderfull wolrd né não?

estranho isso,mais parece que vc tem graficos hibridos,pode ser algum problema com isso,experimente o pop os(nao e tao leve,mais e estavel e solido)

estava realmente pensando em fazer isso

teste-o e depois traga para nos sua experiencia com o pop os

a pior parte é que tenho um amigo que usa ubuntu á anos e o setup dele é bem pior que o meu ,_,
vou tentar atualizar os drivers uma última vez,se não der jeito troco. Pq eu gostei muito do ubuntu :confused:

mais seu caso e bem estranho,pq eu uso ubuntu e nunca tive problemas,meu hardware e um i3 de 11 geração,4gb de ram e 128gb de ssd,nao e o melhor mais pq tambem e bonzin ate

11 geração dá um coro no meu,mas msm assim
meus jogos rodavam liso no windows,não entendo isso
Nunca fui um cara de jogar muito triple A, sempre preferi mais pixel art e essas coisas. E esses jogos não exigem tanto poder de uma máquina.

Quem governa o desempenho em jogos é a placa de vídeo. E, por conta do seu hardware, recomendo fortemente que não use Linux se o objetivo for jogar.

Isso porque o que faz os jogos de Windows rodarem no Linux com bom desempenho é a camada de tradução do DXVK (DirectX to Vulkan). Para que ela funcione, o hardware deve ter suporte total a Vulkan, e infelizmente tanto o vídeo integrado Intel quanto o chip gráfico Nvidia do seu laptop não possuem esse suporte sequer a nível básico.

Como resultado, diversos jogos não rodarão, e os que rodarem com OpenGL terão desempenho prejudicado.

Se você está usando o Ubuntu e seu chip gráfico dedicado Nvidia tem arquitetura Fermi (GT 500M series), o driver proprietário na versão 390 foi instalado automaticamente. O painel de controle da Nvidia instalado no seu sistema permite alterar o modo gráfico entre integrado (vídeo integrado funcionando sozinho), on demand (usar a placa de vídeo quando for indicado, bastando clicar com o botão direito sobre o programa e selecionar para usá-la) ou dedicado (chip gráfico dedicado funcionando o tempo inteiro).

Nos primeiros dois modos, quem aparece no painel de controle é apenas o chip gráfico integrado da Intel.

O Pop!_OS não é boa recomendação para quem depende de drivers proprietários antigos da Nvidia. Isso porque atualizações de kernel são mais agressivas no Pop!_OS que no Ubuntu, tendo em vista que o foco é nos computadores da System76 (que, em todos os casos, têm chips gráficos atualizados que suportam o driver mais moderno).

Essas atualizações de kernel causam quebras frequentes nos drivers mais antigos (especialmente o 390 e o 470, que muitas pessoas usam). Mesmo que ele use a versão Intel da .iso para conseguir instalar o sistema (porque a versão Nvidia só vem com o driver mais atual) e depois instale o driver antigo, é questão de tempo até a experiência ficar traumática.

Ou seja, o problema principal da máquina dele é o chip gráfico da Nvidia. Como sempre, a Nvidia fazendo a “alegria” (estou sendo irônico, é claro) dos usuários de Linux. E isso eu sei bem como é, já que tenho um laptop com uma GT 740M… A placa é tão problemática no Linux que o que faço é desativá-la via ACPI Call (é como se retirasse ela do slot PCI-E).

Atualmente, com o avanço do Wine, do DXVK e do Proton, o Linux se tornou extremamente competente como um sistema para jogos. Eu mesmo jogo de tudo por aqui, incluindo títulos AAA mais atuais, como Battlefield 1, Elder Scrolls Online e Cyberpunk 2077.

Para os jogos mais modernos, a Steam é o ponto chave. Ela vem com o Proton instalado e, na maioria esmagadora dos jogos, basta baixar e clicar em jogar. Alguns jogos ainda não funcionam, mas são uma minoria e isso geralmente é causado por anti-cheat invasivo a nível de kernel (ou seja, anti-cheats que dependem da espionagem do kernel do Windows para funcionarem).

Para outras lojas e jogos mais antigos, o Lutris é ótima opção, assim como launchers criados pela comunidade, como o Heroic (Epic).

Contudo, é como mencionei: para que jogos funcionem bem e com o mínimo de dor de cabeça, é necessária uma placa de vídeo relativamente atual e que tenha suporte total ao Vulkan. As melhores opções, no caso da AMD, são as placas Polaris v1 (RX 400) ou superiores, enquanto do lado da Nvidia temos as Maxwell (GTX 750, GTX 750Ti, GTX 800, GTX 900) ou superiores.

No meu caso, estou com uma GTX 1070Ti no desktop, e os jogos funcionam tão bem no Linux que não uso Windows desde 2020. :slight_smile:

6 curtidas

Suas resposta foi um “oásis” para todos os envolvidos no tópico, :laughing: . Muito obrigado por se juntar a nós. :heart: .

Desde que eu desapeguei a jogar jogos eletrônicos de forma geral nos últimos anos, o Windows deixou de ser tão atrativo quanto era. Nessa última semana, “chutei o balde” e instalei o KDE Neon, tá sendo turbulento, mas estou enfrentando a maré! :pray:

O cara é Deus
ace2b70c4935a0ba6b1096f7f93c2948-removebg-preview
Vlw amigo
Acho que aprendi uma coisa

De qualquer forma meu plano inicial era o dual boot mesmo

1 curtida

eu gosto bastante tambem desse estilo pixel art,mais tem uns jogos mais pesados que eu amo,tipo watch dogs 2
mas se seu objetivo e jogar,mas se vc quer jogar jogos mais pesados,jogue no windows,e os mais leves jogue no linux msm

1 curtida

e como dizia o sabio linus torvalds:fuc# you nvidia

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.