Ubuntu Engasgando toda hora

Pessoal, sou usuário bem básico do Ubuntu 20.04LTS

meu sistema, que sempre foi ótimo, está terrível de alguns dias pra cá. Engasgando, travando na transição de janelas e apps simples. Trabalho apenas com edição de texto, navegação na internet, nada muito pesado, e o sistema sempre rodou lisíssimo.

Gostaria de saber se tem algo que possa fazer que não formatar o sistema. Apesar de ter separado a “/” e a “/home” em partições diferentes, seria um trabalho que não gostaria de ter no momento. Comodidade e um pouco de insegurança em fazer todo o procedimento novamente.

Se alguém puder me dar uma luz, agradeço desde já!

1 curtida

Olá @MatheusR seja bem-vindo ao Diolinux Plus :wave:t2:

Analisando hardware, você chegou a notar se o seu computador estaria esquentando muito? Outro procedimento que poderia resolver antes de entrarmos no detalhe software, seria ver como estaria o computador por dentro e fazer uma limpeza, verificar a pasta térmica, pois poeiras e tals podem interferir no funcionamento do sistema. Se for computador de mesa, Desktop, verificar a integridade da fonte, cabos etc.

Depois poderiamos partir para o software, dependendo das situações eu apagaria a pasta .cache que fica no seu home escondida e depois reiniciaria o computador. Não tenho certeza mas este detalhe pode apagar certas configurações pessoais em certos apps.

Então, veremos outros procedimentos e aguardemos também mais sugestões da comunidade.

:pray:t2:

Obrigado pela resposta amigo.

Veja em relação ao hardware, esta tudo certo, faço limpezas de manutenção regularmente. Tenho certeza que o problema é no software mesmo.

Segue abaixo minha configuração de software:

Captura de tela de 2021-02-10 09-32-41

1 curtida

Amigo, você tem dois discos ou um só? Se tiver ocupando muito espaço de um disco único, mesmo se ele for ssd ainda pode ficar lerdo. A sugestão de apagar a pasta cache parece uma boa ideia, para ver se te alivia um pouco. Eu costumo recomendar o reinstall por que na maioria das vezes funciona, e se não funcionasse era problema de hardware (hdd antigo pifando).

Lerdeza também pode ser RAM ou CPU. Sugiro abrir o system monitor e ver se tem algo que salta muito aos olhos.

1 curtida

Concordo. Instalei o Ubuntu no laptop de um vizinho meu. O laptop é competente com um ssd de 240gb. Menos de 1 semana ele me diz que o laptop ficou super lerdo. O ssd estava 80% da sua capacidade e parecia pior que hdd. Eu já tinha explicado para ele colar tudo que ele faz download no hdd externo, mas… Colamos tudo que ele fez de download no hdd externo, limpamos o ssd e o laptop voltou a ficar rápido.

Realmente, dá uma olhada no system monitor, ele vai mostar oque está pesando no sistema.

:pray:t2:

Para mim, a melhor receita mesmo é 2 SSDs de 128GiB, um pra / e outro pra /home. Não sendo possível, no mínimo SSD + HDD. Aí já evita todos esses problemas.

1 curtida