Ubuntu em maquina virtual

Boa tarde,

Resolvi instalar uma maquina virtual com ubuntu para aprender mexer no Linux.
Estou com alguns problemas, não sei se é por que é VM ou por que não sei mexer no linux ubuntu
Estou tentando instalar o google chrome.
O primeiro erro que deu quando fui procurar na central de aplicativos é espaço insuficiente para o root.
Depois fui baixar no mozilla, tentei o rpm e o .deb
Apareceu falha ao instalar, não ha suporte

então reparei que não estava concluindo 100% o download e foi uma sequencia de erro que vou colocar os prints

Problema por ser VM? Será que poderiam me ajudar?

Obrigada

Ao criar sua VM vc deve ter deixado pouco espaço para partição / (root)

Tem que ter pelo menos quanto?
Estou utilizando o virtual box, poderia me orientar?
Obrigada

Normalmente o sistema com interface assim ocupa por volta de 10 GiB. Colocar uns 20 ou mais gigas para ter um uso tranquilo em máquina virtual, se possível. Atenta-te ao esquema de partições. Para evitares problemas, quando for instalar em máquina virtual, não uses /home separada.

Dificilmente vc usará mais que 30 GB no / (root), vc pode deixar esse valor e usar muito mais GBs para o seu /home.
Contudo, sugiro vc criar apenas a partição EFI(caso sua vcc for feita com suporte a UEFI) ou somete uma unica partição com o / . Assim sua /home e / ficarão na mesa partição e vc vai ter mais flexibilidade se um ou outro crescer muito.
Lembre-se, atualmente a maioria das distros usa swapfile no lugar de partição swap, então vc não precisa cria-la.

Esse esquema uso no meu notebook de trabalho com DUalboot com windows, mas tenho um HD externo para backup em caso de precisar formatar o fedora.

Eu recomendo instalar tudo em uma partição só, pois você tá aprendendo. Na realidade, pessoalmente, eu prefiro mil vezes ter tudo em uma partição só do que ficar fazendo gerenciamento de espaço de partições separadas…

Refaz a máquina virtual, põe 30GB de espaço
Durante a instalação do Ubuntu vc pode escolher o jeito rápido e direto

Ou pode escolher o jeito mais avançado, mas que também não precisa ser um bicho de sete cabeças:

Aqui, clica “Nova tabela de partição”, caso o disco ainda não tenha
image

Aí você seleciona “Espaço livre” e clica no sinal de + pra adicionar uma partição
image

Cria uma primeira partição SWAP com uns 2gb de espaço e clica em OK
image

Cria uma segunda partição EXT4 e em “Ponto de montagem” coloca “/”
image

Clica em “Instalar agora”, põe os dados como seu nome de usuario e a senha e pronto. Você ainda vai ter sua pasta home separada da root, mas tudo numa partição EXT4 só, bem mais fácil…

Eu nem criaria uma partição de swap, nesse caso. Se não houver designação do usuário: o Ubuntu já cria um arquivo de swap no / automaticamente, nas vezes que eu o deixei fazer isso ele sempre criou um arquivo de 2GB. Mas sendo o caso de colocar uma partição de swap, eu a colocaria depois da raiz, porque é mais fácil expandi-la, encurtá-la ou mesmo exclui-la sem desperdiçar espaço (é muito mais rápido acrescentar espaço ao fim de uma partição que ao início, pela minha experiência).

Muito obrigada por me ajudarem…
Eu criei uma máquina virtual com 32gb no processo de instalação mais simples possível…kkkk
perdão do meu desconhecimento essa partição swap serviria para que?

obrigada