Ubuntu em LVM com Dual boot

Ola amigos.

Estou preparando um dual boot do windows 10 com Ubuntu 20.04

Mas como tenho 3 hd de 1 tera, eu iria usar lvm em dois deles para o Ubuntu (todos em gpt).

Pensei assim

sda (w10 e suas partições)

sdb1 (/boot)

sdb2, sdc1, sdc2 (lvm)
estes vou particionar em { / , /home, /swap}

Minha pergunta

sdb1 tem que ser marcado com esp? (pois não sei se o windows tem uma partição dessa e assim não sei se mesmo estando em outro hd pode dar conflito)

sdb1 (qual melhor sistema de arquivos ext2 ou ext4)

1 curtida

Alozoka?.. Olá! @Pablo8

Sim, alguns sistemas requerem partição EFI ( Extensible Firmware Interface ) / ESP, o Windows 10 é um deles. E se você utilizar Linux com EFI você também irá precisar do ESP.

Porque criar a partição ESP?

  • O boot support (suporte de boot) de sistemas que precisam utilizar o UEFI precisão/requerem uma partição EFI/ESP para carregar arquivos que irão iniciar o sistema de forma correta e outras utilidades.

Para partição boot do Linux, vai depender da compatibilidade da distro Linux, versão do kernel e qual boot loader irá utilizar. Mas, se o Ubuntu Linux utiliza Grub você pode utilizar os seguintes sistemas de arquivos:

  • Btrfs
  • ReiserFS
  • Ext4
  • VFat
  • XFS

Não recomendo utilizar o ext2. Porque?
O Ext4, oferece um monte de melhorias do que o Ext3, e o Ext3 trás um monte de melhorias do que o Ext2. Entende? você estaria voltando duas versões e diversas melhorias. (Só mais uma coisa os Ext’s não são reconhecidos de forma correta pelo Windows.)

Eu utilizo o Btrfs com GPT, GRUB e LVM, E a muito tempo não tenho problemas com meu Arch Linux. Tanto que já estou a uns 3 meses sem saltar de distro Linux.

Espero ter lhe ajudado, até mais!

2 curtidas

Uma perguntinha antes então.

Montei toda a LVM deixando a sdb1 separada ja marcada como esp (fiz isso pela linha de comando usando o pendrive).
Aí fui para customizar.
Apareceu para escolher alem da partição /boot, uma “partição de sistema efi”. Este ultimo seria a mesma coisa que /boot/efi?

1 curtida

Por recomendação, cada disco pode ter até uma partição EFI/ESP. Se estiver no mesmo disco do Windows, você pode reutilizar a mesma partição EFI do Windows.

Deixarei dois links de ajuda com instruções fornecidas pela comunidade do ubuntu wiki:

2 curtidas