Ubuntu em Dual Boot com Problemas na Inicialização

Olá pessoal!

Criei recentemente no meu PC um dual boot com Windows 10 e o Ubuntu 20.04 LTS, só que estou tendo problema na inicialização do Ubuntu.

Na primeira inicialização do dia, escolho a partição do Ubuntu no GRUB e o sistema não inicializa. Após eu “resetar” a máquina (2 ou até 3 resets), o sistema inicia normalmente.

Alguém já passou por uma situação parecida?

Desde já agradeço a atenção.

Duas dúvidas:

1. Nesse dual boot qual o sistema que foi instalado primeiro?
  2. E esses resets ocorrem em que momento do boot? a área de trabalho chega a parecer ou o computador reinicia assim que você escolhe a opção no grub?

Vc criou uma nova parti efi ou usou a q o Windows já tinha? E vc instalou o Windows primeiro antes de instalar o Ubuntu?

Eu instalei o Ubuntu após eu ter instalado o Windows em UEFI. Criei a partição do Ubuntu que eu ia utilizar no Windows mesmo.

Eu instalei primeiro o Windows, depois o Ubuntu. Essas reinicializações sou eu mesmo que forço, não é o sistema que reinicia sozinho.

Tá com cara de ser o reinício rápido do Windows ativo.
Vá no painel de controle, em energia, procure por opções não disponíveis, e DESATIVE o início rápido.
Além disso, na bios, veja se tem algo relacionado a “otimizar para Windows” (já vi isso em notebook Lenovo). Se tiver, desative

Se você não criou uma efi separada pro Ubuntu, recomendo que o faça, ao usar a mesma do Windows, alguma atualização dele pode causar problemas futuros, mesmo que você resolva esse agora
Dual boot do PC do meu pai aí (a efi do Ubuntu não precisa ser tão grande, isso foi um erro. 100 megas da e sobra)