Ubuntu Ecrã e touchpad mal configurados

Instalei o ubuntu num computador chines, o ecrã está invertido e o touchpad tambem.
Se eu correr xrandr -o right o ecrã fica bem mas o touchpad fica igual.
Alguma ideia??

Bom dia, amigo!

O touchpad de uma forma geral está invertido (você desloca para direita e ele vai para a esquerda, por exemplo) ou apenas a rolagem das páginas? Já faz um tempo que eu não uso o Ubuntu, mas, se não estou enganado, e se o seu problema for a segunda opção citada por mim, existe uma opção do próprio sistema para inverter a rolagem, basta ir nas configurações do mouse ou touchpad e selecionar a opção “Rolagem natural”.

E o seguinte se estiver em pé funciona bem. Se eu virar para baixo o gnome mete o ecrã ao contrário. E o Touch fica como se estivesse na forma padrão. Ou seja quando está em “portrait” funciona bem quando está em “landscape” o ecrã fica invertido e o touchpad fica como se estivesse em “portrait”

Você está mudando a orientação da tela pelo modo gráfico? Porque eu vi aqui em uns fóruns alguns problemas semelhantes. Se a tela fosse mudada pelo modo gráfico, o cursor era mudado automaticamente, mas se fosse usado o xrandr, outro código tinha que ser usado para mudar a orientação do mouse. E esse computador chinês é tablet e notebook ou só notebook? Porque a maioria desses problemas foram relatados em máquinas híbridas.

De qualquer forma, talvez esse tutorial para computadores híbridos possa ajudar.

parece ser isso, depois tenho que testar.

1 curtida