Ubuntu-debullshit: porque não retirar algumas coisas

Não tem como não usar binários setuid

2 curtidas

Estou falando do caso em que o apport não é um programa vital para o funcionamento do sistema.

Optacional

E você já percebeu que o Repositório da Mozilla; que consta no script e que você está reclamando do repositório de terceiros do Ubuntu; também pode ser afetado por um ataque desse?

1 curtida

O Nautilus e o Gnome Terminal também não são essenciais para o funcionamento do sistema, mas é bom ter eles.

Sim. Até o arquivo .tar.gz que baixamos manualmente do site do Firefox pode ter problema.

O que volta a isso aqui:

1- Já ocorreu algum incidente com seu navegador web aí?
2- Faz parte do projeto original
3- A escolha está na mão do usuário e não no script.

Obs: O repositório oficial da sua distro puxa o arquivo do site do Firefox.

============
Filosofia KISS

Eu concordo com vc, está certo, mas o @Suporte também está certo, porque ele tmb está certo, ele removeu o snapd, ele coloco o firefox sem o snapd, ou seja de 2 software ele reduziu para 1.

Por outro lado os programas em snap são confinados pelo apparmor, já instalando pelo programa do @Suporte não tem regras no apparmor, @Suporte tem que ver esse lado ai.

2 curtidas

Eu falo que o firefox instalado pelo seu programa não é confinado pelo apparmor, isso significa que remover o firefox em snap para instalar o firefox do site da Mozilla na verdade está é ampliando a área de ataque teórico.

1 curtida

A maior parte do problema desse script, está justamente aí: Em abrir portas de ataque, em que não tinham antes, com a desculpa de deixar o sistema mais limpo.

E o Suporte não conseguiu explicar o porquê de cada item do script ser contra uma boa política de governança de TI nas empresas. O que acho ainda pior, pois se você quer propor algo assim, tem que demonstrar os porquês.

2 curtidas

Calma lá, não é assim tmb não, se o firefox não for vulneravel não tem porta aberta, é como o Linus falou:

“Sinceramente, estou completamente farto de hardware com defeito e ataques puramente teóricos que nunca se manifestaram na prática.”

O apparmor é para proteção contra vulnerabilidades, se o firefox não for vulnerável então o atacante vai fazer nada independente do estado do apparmor, isso tudo é puramente teórico.

1 curtida

Não puxa do site do Firefox, mas sim do repositório da distro. E os responsáveis pela Distro, empacotam o Firefox, seja o Firefox como ele é, ou com modificações tal como o Debian fazia, quando eles tinham o Iceweasel como navegador padrão.

Você falou que os exemplos estavam no Script… mas vamos lá:

• O Script remove o gnome-power-manager e o gnome-logs. No que manter esses pacotes, vai contra uma boa política de governança de TI?

• O Script adiciona um outro repositórios de terceiros para temas, o que é irônico, já que teve uma reclamação sobre o repositório Canonical Partners. No que incluir um repositório para temas ajuda numa boa governança de TI?

• E ainda instala um pacote do Debian no Ubuntu. Tudo bem, que alguns pacotes do Debian são compatíveis com o Ubuntu, mas não acho que isso é a favor de uma boa governança de TI para as empresas

• O Script também remove o Livepatch, com a desculpa de aumentar a privacidade. Bom, manter o Livepatch, sim seria uma boa em empresas, já que aplica atualizações importantes sem ter que reiniciar o computador. No que remover o Livepatch melhora na governança de TI de uma empresa?

• Ainda tem isso aqui, que remove o Update Manager, que atualiza o sistema de forma gráfica. No que manter isso seria contra uma boa governança de TI?

• O seu Script, ele também desabilita as atualizações automáticas. Me diz: No que desabilitar as atualizações automáticas ajuda numa boa governança de TI?

Enfim, olhando o Script bem por cima, ele faz sentido em máquinas muito fracas, tal como a que é descrita no começo do código. Agora, dizer que isso é para empresas e não para usuários domésticos, é mentira.

3 curtidas

Existem muitas empresas de pequeno e médio porte que utilizam máquinas antigas para servidores Linux. O pessoal que trabalha com TI pode confirmar isso em várias empresas no Brasil.

Essa barra vertical ai do kate é normal?

1 curtida

Sim, se utilizam máquinas antigas por aí no Brasil.

Mas o seu Script não se trata de “melhorar a governança em TI”, conforme você respondeu ao Natanael, e nem mesmo de “identificar, avaliar e mitigar os riscos”. Mas sim, um mero script que promete otimizar o sistema para computadores mais fracos.

E sério que você vai falar que é em Servidores? O Ubuntu Server, que é para servidores, não tem interface gráfica por padrão.

Você pode habilitar essa barra lateral do Kate.

3 curtidas

Deu rollback no plus.diolinux.
Perdeu um monte de msg.
Foi perdido 2 tópicos.

2 curtidas

Então por isso fui deslogado. Haaa

1 curtida

É culpa dos “porquês” do rapoelho derrubou o site :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

1 curtida

Perfil do Firefox em modo complain para TESTE.

1 curtida