Ubuntu consumindo bateria mesmo desligado

Bom dia, estou usando o ubuntu 20.04 em um notebook acer, dual boot com windows, desde qndo fiz o dual boot e comecei a usar o ubuntu eu percebo q mesmo desligado o notebook perde cerca de 3… 4% de bateria por dia (desligo proximo as 18h e ligo novamente no outro dia as 8h), qndo eu estava apenas com o windows não fazia isso

Li algumas coisas na internet como alguns casos onde a usb fica ligada mesmo apos desligar o notebook, não é meu caso, alguém ja passou por isso e sabe como resolver?

Lembrando que é desligado mesmo, não é hibernando ou suspenso, é desligado mesmo.

Olá @reynegton, um sistema operacional não consome energia quando não está em atividade, impossível atribuir isso ao Ubuntu, o que pode estar acontecendo é que sua bateria já não possui a mesma resistência de antes e, com isso, vai descarregando mesmo sem uso - perda de carga.

Tenho um notebook bem antigo aqui comigo que carrega até 67% (distribuição Linux mostra essa porcentagem) porem no Windows mostra que chega a 100%, com tudo, ao tirar da tomada em poucos segundos diz já estar em 67%. Uma coisa interessante é que mesmo desligado, independentemente do sistema, a bateria vai se esvaindo, pois possui muito tempo e não é a mesma, hoje conta com centenas de ciclos de recarga.

Caso queira tirar a prova real, pode tirar a bateria por algumas horas e ver se baixou, isso comprovaria se a sua bateria está com a vida útil baixa ou se de fato o seu notebook está drenado por algum periférico.

6 curtidas

Da uma olhada no Setup, tem notebooks que deixam alguma USB ativa para usar o Notebook como um PowerBank, se for Dell é quase certeza!

Se deixar algum periférico conectado nessas portas que permanecem ativas o mesmo continuará ligado e consumindo a bateria do Notebook.

1 curtida

:wave:

Básico Baterias Li ion

Lítios não gostam dos Elétrons e expulsam eles. Os Cobaltos por sua vez, gostam e querem esses Elétrons puxando eles. O caminho que os Elétrons percorrem dos Lítios até os Cobaltos passam pelo laptop, smartphoes etc gerando a energia elétrica.

Baterias de Li ion em outras palavras

Do lado negativo (ânodo) os Lítios do lado positivo (cátodo) os Cobaltos. Em termos simples, os Lítios não gostam dos Elétrons nas extremidades e se livram deles, pelo lado dos Cobaltos eles querem esses Elétrons. Esses Elétrons que vão do lado negativo, passando pelo celular, laptop placa mãe e etc, para o lado positivo geram a energia. Então os Lítios vão ficando sem Elétrons e os Coblatos cheios (Bateria esta descarregando).

Ao recarregar o processo é ao contrário com carregador forçando os Elétrons e os Lítios a voltarem para o lado dos Lítios.

Tem uma técnica para eficiência e resolução de problemas no qual os Lítios passam para o lado dos Cobaltos, direto sem passar pelo celular, laptop, os eletrólitos no qual ficam entre os Lítios e os Cobaltos, quando se esta descarregando e quando se recarrega os Lítios voltam para o lado deles mas os Cobaltos ficam no seu lado original.

Dois dos vários detalhes que reduzem a vida útil das baterias Li ion:

1 - Deixar para recarregar quando esta perto do 0% pois a maioria dos Lítios passam para o lado do Cobalto e os Cobaltos seguram os Lítios atravez de oxidação não deixando os Lítios voltarem para o seu lado. Lembrando que o Cobalto não vai para o lado do Lítio. É interessante recarregar apartir de 30 e 40%.

2 - Conforme o tempo vai passando a cada vez que se recarrega, os Lítios que voltam para o seu lugar enfrentam um problema natural reagindo com os eletrólitos e solventes orgânicos criando uma camada sólida do lado Lítio que consome os Lítios e os Eletrólitos(SEI o termo técnico). Se deixa muito tempo na tomada, mesmo depois de 100% pode ajudar a agravar este detalhe.

Mais detalhes das Baterias Li ion

Tem mais detalhes dentro de uma bateria de Li ion, o líquido que fica nos eletrólitos afim de evitar explosões, as plaquinhas de cobre do lado Lítio e as de Alumínio do lado Cobalto para melhorar o desempenho entre coletar (Cobalto) e enviar (Lítio) elétrons.

:v:

3 curtidas