Ubuntu - Como realizar um troubleshooting de rede?

Boa dia a todos.

Há alguns dias meu notebook apresentou e manteve uma queda na velocidade de internet (wifi), que se mantém em torno de 50 kbps, e não faço ideia de como resolver, além de reinstalar o SO (Ubuntu 22.04). Ja perguntei em alguns lugares e até agora não consegui achar uma solução

Quando executo:

$ sudo systemctl restart NetworkManager.service 

a conexão volta ao normal por cerca de um minuto.

Tambem tentei

sudo ip link set dev [name] mtu 1492

e teve uma melhora momentânea, mas voltou a cair para os 50 kbps.

A configuração de PowerSave:

cat /etc/NetworkManager/conf.d/default-wifi-powersave-on.conf 
[connection]
wifi.powersave = 2

Assim, como posso fazer ou começar a investigar o problema?

Informações:

$ ip link

1: lo: <LOOPBACK,UP,LOWER_UP> mtu 65536 qdisc noqueue state UNKNOWN mode DEFAULT group default qlen 1000
    link/loopback 00:00:00:00:00:00 brd 00:00:00:00:00:00
2: enp5s0: <NO-CARRIER,BROADCAST,MULTICAST,UP> mtu 1500 qdisc fq_codel state DOWN mode DEFAULT group default qlen 1000
    link/ether 18:03:73:5c:86:7f brd ff:ff:ff:ff:ff:ff
3: wlp9s0: <BROADCAST,MULTICAST,UP,LOWER_UP> mtu 1492 qdisc mq state UP mode DORMANT group default qlen 1000
    link/ether ac:72:89:75:a6:cf brd ff:ff:ff:ff:ff:ff

$ lshw -C network

*-network
       descrição: Interface sem fio
       produto: Centrino Wireless-N 1030 [Rainbow Peak]
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:09:00.0
       nome lógico: wlp9s0
       versão: 34
       serial: ac:72:89:75:a6:cf
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuração: broadcast=yes driver=iwlwifi driverversion=5.19.0-41-generic firmware=18.168.6.1 6000g2b-6.ucode ip=192.168.1.9 latency=0 link=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11
       recursos: irq:33 memória:f7e00000-f7e01fff

Desde já agradeço qualquer ajuda

Olá. =)

Vamos tentar fazer um troubleshooting adequado:

  1. Definir o problema;
  2. Identificar a causa do problema;
  3. Aplicar as correções para o problema encontrado.

1 = Internet com baixa velocidade… :ballot_box_with_check:
… Essa limitação de velocidade só é notada no notebook?
E em outros dispositivos conectados a rede, a velocidade é normal?
A baixa velocidade mencionada é perceptível (páginas demorando pra abrir, por exemplo), ou você foi atrás de saber a velocidade exata apenas por curiosidade?
Como você aferiu essa velocidade?

2 = :question:
Consegue lembrar de alguma coisa diferente que aconteceu “há alguns dias”? Alguém que conectou um novo dispositivo a sua rede, por exemplo?

3 = :question:
Existe a possibilidade de uma configuração no roteador ter sido afetada… Se for o caso, você tem acesso às configurações do roteador?