Ubuntu com diversos bugs

Boa noite, recentemente decidi abandonar o Windows por conta de diversos bugs que vinham acontecendo. Optei por instalar o Ubunto (versão mais recente). Até onde eu sei instalei tudo corretamente, mas o sistema esta completamente bugado.

• No vscode, eu clico em open a folder, o programa escurece mas não abre a janela para eu escolher
    • Esse problema do programa “escurecer” esta acontecendo com diversos programas na verdade. É como se ele não conseguisse avançar de etapa.
  • Não consigo extrair arquivos.
  • Não consigo arrastar e soltar arquivos em alguns diretorios.
  • Alguns programas não instalam nem com reza braba.

Tem jeito de salvar o sistema ou só formatando?

1 curtida

Pelo que parece, acho que o maior problema é que você ainda não se ambientou direito no Linux, por isso que você está encontrando esses supostos “bugs”. Bom, eu uso o Kubuntu, que essencialmente é o Ubuntu com KDE Plasma no lugar do GNOME, portanto usamos a mesmíssima distribuição, embora algumas coisas sejam diferentes no meu sistema operacional em relação ao seu.

A última versão do *ubuntu é a 20.04, portanto uma versão bem estável.

Bom, o *ubuntu conta com uma “loja de aplicativos” ou “central de programas”, mas prefiro baixar minhas coisas através do Synaptic e o sugiro até mesmo pra novatos. O Synaptic é um gerenciador de pacotes, cada programa no Linux é instalado através de 1 ou mais pacotes.

Se você não o encontrar na “loja de aplicativos”, baixe-o através do terminal. Abra o terminal, use o comando abaixo…

sudo apt install synaptic

…, tecle ENTER, digite sua senha e tecle ENTER de novo. Talvez ele lhe peça uma confirmação do tipo escreva s e tecle ENTER; leia o que o terminal informa que não terá erro.

Para abrir o Synaptic, procure-o no menu através desse nome. Pode ser que, no menu, ele fique com o nome “Gerenciador de Arquivos” ou “Package Manager”. Ao abrí-lo, aparecerá uma janela pedindo a sua senha, depois que o Synaptic abre de fato.

Me parece ser problema com driver de vídeo. Qual é seu hardware? É sempre bom informar o seu hardware quando você faz suas perguntas.

Você se refere a arquivos compactados de um modo geral (ZIP, RAR, 7ZP, etc) ou apenas a arquivos RAR? Toda distribuição completa como *ubuntu ou Mageia já vem com um descompactador de arquivos.

Para ter suporte a arquivos RAR, você precisa baixar e instalar o pacote unrar e/ou rar. Eu geralmente instalo só o unrar, mas parece que o descompactador de arquivos do GNOME exige o rar, não tenho certeza. Na dúvida, baixe e instale os dois, não tem problema.

Que diretórios? São diretórios de dentro da sua pasta de usuário? São de dentro da pasta de outro usuário? São diretórios da partição da raiz? Você precisa ser mais específico aqui.

Suponho que com meu mini-tutorial do Synaptic você tenha aprendido, mas como você estava tentando instalar os programas?

O bom do Linux é que ele é um sistema operacional que você pode resolver os problemas sem formatação, embora certos problemas exijam conhecimento mais avançado.

No seu caso, me parecem mais problemas de iniciante.

2 curtidas

Esse negocio do software escurecer acontece quando o software trava.
Você disse que o Windows também esta dando bug.
Então eu entendo que esta travando porque você tem pouca memoria RAM na maquina.
Quantos GB de RAM você tem?
Para saber digita no terminal $ free -h.
Se é verdade você tem que instalar OS que ocupam menos RAM.
Um Xubuntu ou Lubuntu da vida.
Você também pode procurar uma assistência técnica para eles colocar mais memoria RAM na sua maquina.

Para usar o Ubuntu você precisa de no mínimo essas configuração de hardware:
Recommended system requirements:

2 GHz dual core processor or better
4 GB system memory
25 GB of free hard drive space
Either a DVD drive or a USB port for the installer media
Internet access is helpful

O Lubuntu é desenvolvido para maquinas fracas ele roda em muito menos que isso.
https://lubuntu.me/downloads/

1 curtida

Lembrando que alguns diretórios são protegidos e apenas como root/administrador você pode manipular algumas coisas por questões de segurança. É necessário que você detalhe os diretórios que quer mover, assim como o hardware, porque essa característica de escurecer deve ser ou falta de driver de vídeo (sua placa é dedicada?), problema de físico de hardware ou configuração do Ubuntu.
Qualquer coisa tenta o Ubuntu Kylin:

Primeiramente; Boa noite e obrigado pelas respostas. Ontem eu tava tão cansado que não consegui formular minha pergunta corretamente, peço perdão por isso, vou corrigir isso agora.

Meu pc é tem 8gbs de ram, gtx1060 6gb, e um processador g4560 (infelizmente tive de vender meu i5, longa historia. kkkk =/ ). Os problemas que estavam dando no meu windows eram relacionados ao sistema mesmo.

Meus problemas com o Ubunto são os seguintes:

• Nenhum programa que “abre outras janelas”, esta funcionando. Por abrir outras janelas eu me refiro ao exemplo do vscode mesmo, quando eu clico open a folder ele deveria abrir uma “janela” para eu escolher a pasta que quero trabalhar mas ele trava, e fica escurecido.

• O bug da extração de arquivos é maior do que eu pensei. Minha pasta tinha 1mb, eu mesmo a compactei para upar no drive (logo não tem como ter nenhum tipo de virus). Eu não conseguia extrair, a barra de extração não saia do 0%, mas o programa chegava a criar a pasta da extração. O mais inacreditavel é que essa pasta ia aumentando de tamanho chegando a ter 70gbs, acredito que se eu tivesse deixado a extração rolando esse arquivo teria ido ao infinito e alem. (testei outros arquivos e a extração também apresentou problemas. ). Eu até fiz um video pra enviar paraa um amigo meu, se quiserem eu tento upar e posto aqui.

• Sobre a instalação: Pela loja de aplicativos estava impossivel, nenhum aplicativo instalava. Pelo terminal eu conseguia instalar algumas coisas depois de umas 10 tentativas cada.

Acredito que meu problema esteja relacionado a instalação do Ubunto e a bios da minha placa mãe. Provavelmente devo ter feito alguma cagada. Nesse momento estou tentando reinstalar o sistema, em breve trago uma atualização. Novamente obrigado pela atenção!

2 curtidas

Eu acho que basicamente você está sem o driver proprietário ou equivalente para sua placa de vídeo e por algum motivo sua instalação está corrompida. O ideal é reinstalar mesmo nesse caso e depois voltar aqui para darmos umas dicas no pós-instalação. Se os problemas persistirem no Ubuntu o ideal é mudar de distro, uma boa opção para seu caso creio que seria o Manjaro.

1 curtida

Não esqueça de verificar a ISO antes de instalar. O Ubuntu verifica automaticamente no boot mas pode demorar. Não pule essa etapa (Ctrl+C faz ele pular a verificação do disco) pelo menos na primeira vez. Depois que tiver feito a verificação uma vez com sucesso, pode pular de consciência tranquila!

1 curtida

Nunca vi uma coisa dessa na minha vida.
Parece não ter logica o que você descreve.

1 curtida

Cara, uso Linux há mais de 10 anos (como usuário final mesmo, não sou da área de TI), já testei muitas distribuições e nunca vi tanto problema numa única distribuição e desse nível.

Fizeram alguma mandinga contra você. rsrsrs

Essa situação está muito bizarra. Formate essa máquina!

Baixe o *ubuntu de novo (a distro é boa, algo deve ter corrompido durante a instalação) ou outra distribuição e a coloque num pendrive (sugiro que você use outro pendrive).

• Se você baixar a ISO em um computador com Windows, use o Rufus.
  • Se você baixar a ISO em um computador com Linux, use o Etcher.

Ah, e o sistema verifica a consistência dos arquivos antes de instalar a distribuição, permita que o instalador do sistema operacional faça essa tarefa.

1 curtida

Em relação a programas, seria interessante dar uma olhadinha sobre os aplicativos snap, flatpack, deb appimage e etc. Tem algumas diferenças e as vezes um mesmo programa pode funcionar bem em um tipo de instalação e ficar completamente zuada em outra, não que seja o caso do vscode em questão mas já fica a dica pois isso vai te ajudar bastante a instalar e configurar seu desktop…

:smile: :+1:

1 curtida

Pelo nº excessivo de problemas é imprescindível a formatação, porque mesmo que venham a serem resolvidos agora podem comprometer a estabilidade futura. Se você tivesse um driver ótico ai eu iria recomendar a lenta (mas efetiva) instalação através de um CD e DVD.

1 curtida

Bom dia. Agradeço imensamente pela atenção e pelas respostas. Consegui resolver os problemas após reinstalar o sistema. Com toda certeza eu devo ter feito alguma besteira de iniciante durante a instalação. E dando um feedback mais completo:

• O problema do “open a folder”, não era um problema em si. Eu tenho 2 monitores, quando eu clicava para abrir uma pasta a janela de seleção ia pro outro monitor que estava desligado. Isso continua acontecendo inclusive, se alguem souber como resolver ia me ajudar muito pq o negocio chato kkkk.

• Os outros problemas, falando sem base nenhuma, provavelmente eram em relação a instalação e minhas permissões de Usuário. Parecia que o sistema estava travado e não me deixava “escrever” nada nele. Depois da reinstalação esta tudo funcionando normalmente.

• Bug Da Extração Infelizmente a qualidade da gravação esta péssima, eu gravei direto pelo whatsapp pra enviar para um amigo meu e ficou isso ai. Eu cliquei para extrair ele se comportou como se tivesse extraindo, mas só ia aumentando o tamanho da pasta e n terminava de extrair. Pelo “gerenciamento de armazenamento”(n sei se esse é o nome) dava pra ver a pasta aumentando conforme os segundos passavam mas acabei n gravando. De qualquer forma fica ai o registro da bizarrice.

Agora o sistema esta funcionando normalmente e até agora n me arrependo de ter tirado o windows, obrigado pela ajuda galera e perdão por qualquer noobice.

Sobre os dois monitores, eu não tenho um sistema desses, mas, existem alguns tópicos aqui podem ajudar:

Sobre a compactação, não sei exatamente se é o seu caso, mas, dê uma olhada:

Eu tentaria instalar descompactadores adicionais para ver se resolve o problema.
Tem o PeaZip:
https://giorgiotani.github.io/PeaZip/peazip-linux.html
https://giorgiotani.github.io/PeaZip/peazip-add-ons.html#paq_compression

1 curtida

Todo sistema tem seus bugs. Infelizmente fanboy sempre vai defender seu lado e tentar convencer que o que ele usa é o melhor.

Lembrando do caso do @Dio com o último Fedora, pode que simplesmente não tenha funcionado pra você e outra distro atenda perfeitamente.

1 curtida