Ubuntu com bugs visuais sérios

Uso o ubuntu 20.10 e hoje esta dando MUITOS bugs visuais, abas ficam invisiveis, meu chrome simplesmente sem botão, dentre outros. Alguem pode me ajudar?

2 curtidas

O ideal é usar uma distribuição LTS, a menos que você precise de recursos mais modernos.
No entanto, sem informações mais concretas do que está acontecendo baixo dos panos, não é possível te ajudar.

1 curtida

basicamente, use o Ubuntu 20.04 certo?

1 curtida

Exato. Eu procuro não fugir disso, pois as distros não-LTS são feitas nas coxas, muito trabalho é automatizado e testes de menos.

Tu tem quanto de memóriam ram? Sabe dizer se está em single ou dual channel? Esses bugs visuais geralmente são por problema de driver de vídeo, bem raro com intel ou radeon, ou por causa da iGPU se perdendo com a memória não estando em dual channel.
Se seu computador for mais fraquinho, dá uma chance ao Mint 21 com XFCE, certeza de ser mais tranquilo para usar.

1 curtida

Qual o seu hardware?

Estou usando o Ubuntu 20.10 e isso não esta acontecendo comigo.

Gente, não respondi vcs pq tava formatando o pc pro ubuntu 20.04 LTS e os bugs continuam acontecendo
MEU HARDWARE:
INTEL CORE I5 4º GEN COM INTEL HD GRAPHICS 4600 INTEGRADA
6GB DE RAM DDR3
HD DE 1 TB
MODELO DO PC: DELL INSPIRON 3647

:wave:t2:

Conseguiria fazer um teste de retirar um pente de memória RAM e depois testar o sistema? Incomum nos dias de hoje mas, pode ser falha de sincronia por as memórias RAM serem assimétricas em dual channel (4+2) isso pode confundir o vídeo integrado.

:pray:t2:

1 curtida

ok vou testar, volto em 5 minutos com a resposta!

2 curtidas

OK tirei o pente de 2GB e ainda ta dando as falhas

2 curtidas

Obrigado por executar a tentativa. :pray:t2:
Então pode retornar o pente de 2GB, o problema é outro, vamos tentar descobrir. :nerd_face:

1 curtida

mas agora estão reduzidas, quando entrei no chrome no site do dio deu o bug e dps parou, é o famoso caso, vou mostrar ta td certo

2 curtidas

ok, vou colocar o pente dnv e ficar mexendo durante 30 hora, caso aconteça o bug dnv aviso, caso não fecho o caso como má sincronia da RAM ok?

2 curtidas

Será que é por estar rodando em XOrg e não em Wayland? Eu sofria com tearing e só melhorou quando fui pra Wayland…

• Primeiro roda no terminal echo $XDG_SESSION_TYPE - deve sair X11, o que indicaria XOrg.
  • Abra o arquivo /etc/gdm3/custom.conf com sudo gedit ou sudo nano
  • Nele, localize a frase #WaylandEnable=falsee veja se está true ou descomentada. A ideia é habilitar o Wayland; então, se estiver descomentada, comente-a com # ou troque o valor para TRUE.
  • Reinicie o GDM com sudo systemctl restart gdm3 (acho que é isso, dá um confere no Google pelo comando correto)
  • Reinicie sessão e entre com Wayland, aí veja se melhora
2 curtidas

Tudo bem :pray:t2:

Yeah, testa o Wayland para ver, eu sofria com tearing e stutters também no XOrg. Como o Wayland reduz “um passo” entre o processo físico para o visual, isso pode resolver o problema.

Tem este passo a passo, mas se na tela de login aparecer uma engrenagem podemos alterar a sessão de Xorg para Wayland por lá também. :pray:t2:

1 curtida

ok não é má sincronia da RAM, vou testar esse ai do wayland e ve no q da

2 curtidas

O que eu fiz foi trocar pra ubuntu wayland na tela de login, ve se para de dar os bugs

1 curtida

É para ter, mas só aparece se o Wayland estiver habilitado, o que não é o padrão. Por isso o “tutorial”

1 curtida

por isso que eu fiz isso na tela de login :smiley:

2 curtidas