Ubuntu com aparência de MacOS

Pessoal, eu comprei um notebook da Dell, que até então queria com o Ubuntu instalado de fábrica, mas veio com Windows mesmo. Nos primeiros dias, até usei o Windows para verificar usabilidade referente a placa de vídeo dedicada AMD. Percebi também que a bateria chegou a passar de 4 horas de duração.

Ao instalar o Ubuntu em minha máquina, e ao fazer testes, percebi que a bateria não durava muito comparado ao SO que veio instalado, e chegava a marcar pouco mais de 3 horas nas configurações de energia, enquanto chegou a duras até mais de 5 ou 6 horas, até que tive que colocar para carregar no Windows ( isso sem utilizar o notebook, apenas com ele ligado ) mesmo marcando as 4 que mencionei antes.

Mas, o foco principal nem seria esse, pois prefiro muito mais um sistema OpenSource, ainda mais com a facilidade de mudar a aparência. Foi ai, que vi o vídeo do Diolinux, sobre alterar a aparência do Ubuntu, e deixar com a cara do MacOS. Segue o link:

Mas, foi ai, que veio o detalhe que está me incomodando e que queria chegar.

Após feito toda esta instalação, e alterar a aparência, a bateria dura 2 horas. No máximo, se eu usar pouco o notebook, ou usar programas leves, que não venham a consumir tanto a memória, umas 2 horas e 20.

Após toda a explicação minuciosa sobre o assunto, queria saber se realmente, seria por ter feito toda a alteração da Aparência do Ubuntu que fez a bateria ter um tempo de duração menor do que antes?
DETALHE: Fiz um teste no Windows para verificar se a bateria que estava com problema ( sendo que o notebook é novo ), comparando a duração. E foi ai que descobri as 5 ou 6 horas que durou este notebook até pedir para carregar.

Seria possível um duração de bateria no Ubuntu, concorrer com o Windows?

2 Curtidas

Existem distros que “já saem de fábrica” com o visual inspirado no Mac Os X, talvez, o ideal seja instalar logo uma delas que já vem com todas as otimizações pré-instaladas, incluindo a necessária gestão de energia para esses recursos.

Sem dúvidas, mais recursos visuais reduzem a vida útil da bateria.

Cara. O que eu poderia te passar de dica, caso você já não tenha o feito, é instalar um pacote chamado TLP. Ele é basicamente um programa que vai gerenciar a energia do seu sistema, tentando optimizar para que seu notebook possa rodar por mais tempo apenas na bateria.

Use este comando no terminal para instalar:

sudo apt install tlp

Caso queira uma versão mais atualizada, também pode utilizar o PPA para baixar:

sudo add-apt-repository ppa:linrunner/ppa
sudo apt update
sudo apt install tlp

Agora com o TLP instalado, você devera ativá-lo.

sudo tlp start

A princípio isso já é o suficiente para melhorar a bateria do seu notebook utilizando linux. Espero que ajude.

1 Curtida

Mano kk valeu, não sabia desse programa! Abraço!

1 Curtida

A distro que sai de fábrica, com aparência de MacOS que conheço, seria o ElementaryOS. Usei ele quando era beta ainda, nas versões 0.5 ( acho ). Hoje ele tem uma aparência muito boa, mas gosto do Ubuntu. Ainda mais quando vi o vídeo do Diolinux explicando como fazer estas modificações, e ficando uma cópia do MacOS, na última versão.

Só o que me deixa um pouco desconfiado do ElementaryOS, é o que vi sobre ele se tornar um SO não se baseando mais no Ubuntu, e ficar por conta. Isso pode ser bom, e ruim. No meu ponto de vista, prefiro esperar e ver o que pode acontecer.

Existem outras, além do Deepin que o toma como uma leve inspiração, mas, segue outros caminhos, temos:

PEARL OS Linux:
https://www.pearllinux.com/ (muito belo)

Macpup:
https://macpup.org/ (baseado na levessíma família Puppy Linux):

PINGUY OS:
http://pinguyos.com/

Apricity OS:
(Descontinuada)

Trenta OS:
https://os.trenta.io/

MODICIA OS:
https://www.modiciaos.cloud/ (muito bonita)

GMAC:
(Descontinuada)

BackSlash Linux:
https://www.backslashlinux.com/

Tem muitas outras em sua maioria descontinuadas ou desconhecidas.