Boa tarde família!
Me chamo Kevyn e sou novato nesse mundo linux.
Possuo um notebook Acer nitro 5 com 8gb de ram ddr4, core i58300H, SSD128gb HD de 1TB e uma nvidia gtx 1050.
Ele veio instalado com o EndlessOs, usei o endless por cerca de um mês e depois decidi mudar para o ubuntu budgie, escolhi o budgie por ter um visual que me agrada bastante e até o momento estou gostando muito, há menos dos dois seguintes problemas:
-
Tendo em vista as qualidades da máquina, acredito que algumas coisas deveriam rodar mais “lisas”, por exemplo, o software geogebra leva em média 2.5 segundos para ser aberto, enquanto o spotify leva em média 1.5 segundos, o gimp, por sua vez, leva em média 4.8 segundos para ser aberto, além do mais, quando eu uso o ObsStudio junto com meu software de xadrez(que é bem leve) sinto um pouco de legs. Acho que isso não deveria acontecer, pelas qualificações da máquina, isso se deve ao ubuntu budgie? Trocar o sistema deixaria meu pc mais rápido?(Pensei no mint).
-
O dock do plank incomoda bastante quando estou usando em tarefas que não sejam na área de trabalho, eu posso deixar o dock restrito a área de trabalho? Como?
Observação importante: O computador está quase zero de arquivos, por exemplo, o ssd de 128g está com 96gb livre, a ram nunca passa dos 50% de utilização. Tem pouquíssimas coisas instaladas, e por isso acho que ele deveria rodar liso como uma máquina.
Agradeço pessoal, abraço a todos!