Estou tentando migrar do windows para o linux (Inicialmente estou tentando fazer dual boot), instalei algumas distros (Zorin, Pop, Mint…) e estou tentando instalar o Ubuntu 26, porém quando chega na parte de escolher a partição não aparecem os espaços em disco. (Todas as outras distros foram muito tranquilas para instalar, não tive problemas.)
Pesquisei sobre no Gemini e fui indicado a desabilitar o Fast Boot e Secure Boot, porém estavam desabilitados.
Vi em alguns vídeos que deveria desabilitar “Ligar inicialização rápida”, no meu notebook não aparece, então fiz com comandos no terminal (powercfg /h off), mas mesmo assim, sem sucesso.
Alguém saberia o que posso fazer nesse caso? Agradeço desde já. (Sou novo nesse mundo de Linux)
Obs: Se estiver errado na criação do tópico, por favor relevem!
Gosto muito do Ubuntu, já usei o 24.04, 24.10, 25.04, 25.10 e agora no 26.04 LTS e sinceramente está muito bom, dá pra usar tranquilo com 8GB de ram se não for fazer trabalho muito pesado.
Segundo o chat gpt:
Problema
No Ubuntu, o instalador não mostra o disco porque seu Acer Aspire 3 15 provavelmente está com Intel RST / VMD (modo RAID) ativado.
Para o Linux reconhecer o SSD, é necessário mudar para AHCI — mas isso precisa ser feito com cuidado para não quebrar o Windows.
Solução segura (mantendo Windows + dual boot)
1. Preparar o Windows
Antes de mexer na BIOS:
No Windows, abra o Prompt de Comando como administrador
Execute:
bcdedit /set {current} safeboot minimal
Reinicie o computador
2. Alterar na BIOS
Durante a reinicialização, pressione F2 para entrar na BIOS
Procure por:
VMD Controller, SATA Mode ou Storage Controller
Mude:
RAID / RST / VMD →
AHCI (ou desative “VMD Controller”)
Salve e saia (F10)
3. Deixar o Windows ajustar automaticamente
O Windows vai iniciar em Modo de Segurança
Isso permite que ele carregue os drivers corretos para AHCI
Depois disso:
Abra novamente o Prompt de Comando como administrador
Calamares é um instalador Linux que acompanhou o Ubuntu por muitos anos. Continua em alguns flavours (kubuntu, lubuntu, xubuntu…). Eu acho ele mais vlaro e menos problemático do que o moderno instalador atual do Ubuntu. Mas já que vc mencionou que é Win11, realmente não sei o que pode estar acontecendo. Comigo foi tranquilo instalar o Ubuntu lado a lado com o Win11.
Fez o penboot com o Ventoy? Tentei a mesma coisa e tive o mesmo problema. Acabei tendo que gravar a ISO no pendrive com o dd. Tenta pelo Rufus em modo dd, se estiver no Windows.