Boa noite, pessoal! Atualmente, estou usando o Ubuntu 24.10 no meu notebook. No entanto, toda vez que retorno do modo de suspensão, o sistema entra em modo texto. Após alguns segundos, a tela de login aparece normalmente. Como posso resolver esse problema para que ele não volte a acontecer? Vale mencionar que já usei o Fedora e o OpenSuse, e não tive esse mesmo problema."
Acredito que seja o problema de preservar a memória de video após suspensão.
Conforme aqui: NVIDIA/Tips and tricks - ArchWiki
Não tenho certeza, mas para o ubuntu você poderia rodar os comandos no terminal:
sudo nano /etc/default/grub
Lá. adicione o parâmetro NVreg_PreserveVideoMemoryAllocations=1 Ficando assim: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash
NVreg_PreserveVideoMemoryAllocations=1"
ctrl+x para sair e y ou s para gravar a alteração.
Depois disso, reinicie o sistema, Com isso, o problema deve estar resolvido. Mas isso é estranho, pq o ubuntu geralmente configura direitinho quendo vc instala o driver proprietário. Lembrando que a MX-150 é da arquitetura pascal da nvidia, então NÃO instale o driver kernel-open nele.
Para ter certeza que está funcionando direitinho, habilite os serviços no terminal:
sudo systemctl enable nvidia-suspend.service
sudo systemctl enable nvidia-hibernate.service
sudo systemctl enable nvidia-resume.service
Boa noite! Tentei estes comandos, porém sem efeito. Removi o Driver da Nvidia e o problema foi resolvido. Aparentemente estou usando um Driver Genérico.
Inclusive vale salientar que no Fedora também tive problemas relacionados com o driver proprietário da Nvidia. Sempre que optei por usar o driver genérico, não tive problemas.
no caso, é um gráfico que não teria muito desempenho para jogos, nesse caso, faz sentido usar o nouveau, mas se vc quiser tentar novamente depois, tenha certeza de usar o driver nvidia proprietário. Tomara que dê certo.
System does not return from suspend
What you see in the log:
kernel: nvidia-modeset: ERROR: GPU:0: Failed detecting connected display devices kernel: nvidia-modeset: ERROR: GPU:0: Failed detecting connected display devices kernel: nvidia-modeset: WARNING: GPU:0: Failure processing EDID for display device DELL U2412M (DP-0). kernel: nvidia-modeset: WARNING: GPU:0: Unable to read EDID for display device DELL U2412M (DP-0) kernel: nvidia-modeset: ERROR: GPU:0: Failure reading maximum pixel clock value for display device DELL U2412M (DP-0).
A possible solution based on [1]:
Run this command to get the version
string:
strings /sys/firmware/acpi/tables/DSDT | grep -i 'windows ’ | sort | tail -1
Add the acpi_osi=! "acpi_osi=version"
kernel parameter to your boot loader configuration.
Another possible cause to the issue could be the use of the nvidia-open package, as described here:
- [SOLVED] Unable to un-sleep computer after putting it to sleep / Kernel & Hardware / Arch Linux Forums
- Black screen (monitor doesn't wake) after waking up from suspend · Issue #450 · NVIDIA/open-gpu-kernel-modules · GitHub
- Not Resuming From Sleep On Quadro T1000 Mobile · Issue #223 · NVIDIA/open-gpu-kernel-modules · GitHub
- Crashes after waking from sleep state on OpenRC · Issue #94 · NVIDIA/open-gpu-kernel-modules · GitHub
Fonte