Comunidade Pinguim, preciso da ajuda de vocês.
Meu Notebook o Lenovo ideapad 330, com a Lenovo UHD Graphics 620 (Intel).
No Ubuntu 24.04, seja no Wayland ou X11, a tela anda tremendo muito, as vezes pisca. As vezes fica insuportável usar. Chega parecer que o notebook está sofrendo uma crise epilética.
Já pesquisei na internet e só me aparecem soluções para o X11 de versões anteriores do Ubuntu ou para Nvidia. Não tenho Nvidia.
Parece ser problema de hardware, o famoso “cabo flat” do monitor que está rompido. Se a loucura na tela acontece quando vc mexe na tela (abre/fecha um pouco), é certeza. Nada a fazer via software.
Ou então excesso de calor, o meu PC também tem de vez em quando esse problema de Screen Tearing, quando isso acontece faço logout, e fica com a imagem normal com um “base cooler”.
Você instalou o sistema e desde sempre ocorreu esse problema?
É algo que iniciou recentemente apenas?
Você diz " No Ubuntu 24.04" porque em outra situação funciona normal?
Acredito que o primeiro teste que precisa realizar é testar uma outra distro Linux em modo live para verificar se é algo relacionado ao sistema tal como mencionou no título. Para diferir uma opção interessante é que faça um live disk com o Fedora Workstation e teste para ver se ocorre da mesma maneira os problemas em tela como relatou.
Se o resultado for diferente, estável e como desejado então, sim, ai há algo com o Ubuntu na sua instalação. No caso também precisa investigar mais a fundo para entender se é um problema do sistema ou de driver, módulo, etc.
Mas antes de investigar no Ubuntu 24.04 que acredito ser a distro que deseja, faça teste com ou flavour, por exemplo o Ubuntu Mate que tem um excelente funcionamento e compatibilidade geral mantendo ainda o padrão xorg/x11. Testando em modo live poderá tirar dúvida se caso funcione normal é outra coisa além de apenas o “Ubuntu” e sim algo além da base Ubuntu como por exemplo o mutter e versão específica do Gnome dado que se o do Fedora funcionou então pode ser a release que está no Ubuntu 24.04 frente a stack mesa e o i915 que não está regulando com algum modo/config para o seu hardware.
Bom, esses são uns passos básicos para investigar melhor e ter um funil simples frente ao problema.
Isso tem acontecido comigo também e com o notebook da minha esposa também. São dois notebooks diferentes. A única coisa em comum foi termos atualizado para o ubuntu 24.04. Depois da atualização, os dois ficaram assim.
A TV da minha mãe deu algo parecido ontem… Começou a piscar aleatoriamente a tela. Pensei ser problema no circuito que alimenta os leds de fundo (backlight). Reduzi o brilho da tela e parou de piscar. De repente é o mesmo problema aí.
Comigo acontece a mesma coisa, meu notebook e um samsung book 2.
Fiz o teste no windows usando por mais de 4hs e nada da tela piscar, no ubuntu 22.04, tambem não piscou, mas no ubunu 24.04 fica insuportavel de usar, fiz o teste no pc da minha esposa que e um pc diferte do meu e não deu nem um problema, concerteza e algum bug do ubuntu.
Não senhor! Isso não é cabo flat, isso é um bug do próprio kernel. Eu tinha o windows 10 aqui e não ocorria, no linux mint 21.3 também não. Quando lançaram essa versão do kernel, a coisa mudou. Isso ta ocorrendo com distribuições que usam esse kernel (pop os, linux mint 22 e ubuntu).
In case you infrequently wake up to a black screen, but the system otherwise properly resumes with CPU pipe A FIFO underrun messages in the journal and limiting intel_idle.max_cstate=1 reliably prevents that, you can use Suspend and hibernate#Sleep hooks and cpupower-idle-set(1) to effectively control the C-state around the suspend cycle with -D0 and -E to not permanently run the CPU in the lowest C-state.