Pessoal me ajudem:
tenho um PC com processador core i7 e 12GB de Ram S.O Ubuntu 24.04.2 LTS não acho nescessario usar swap, até consegui desativa-lo e excluir , porem , ao iniciar o sistema novamente está sendo criado novo arquivo de 4GB ja fiz varias configurações mas aos 38% de uso da ram começa a usar o swap,
como posso desativar essa criação automatica do arquivo swap???
Tem razão, pq acontecer do sistema bugar em um processo começar a devorar memória infinitamente, esse bug tem até nome.
Se esse bug ocorrer não tem swap para poder salvar, vai tudo congelar.
Mas cada um sabe da sua vida, quem sou eu para dizer o que é melhor para outras pessoas.
Para o nível de usabilidade é sim mais que suficiente, vou aumentar para 16GB e irá suprir minha nescecidade ,
bug,s e travamentos poderia acontecer se eu tivesse fazendo do meu sistema um “Frankenstein” essa fase ja passou kkkkk , hoje uso apenas uma distro por padrão e apenas para uso basico .
Essa nova versão é bem beberrona em ram.
Ele tá praticamente no mesmo nível do VanillaOS.
4GB para o sistema, mais 4GB para programas a parte (loja)
8GB de swap
Praticamente para ter um bom uso é necessário 16GB para não mais se preocupar.
meu problema ja foi resolvido , maaasss pelo que entendi em minhas pesquisas “Swap” e usado apenas quando não há memoria ram suficiente e por padrão o ubuntu por exemplo vem configurado para usar swap mesmo tendo ram de sobra , e ele está usando swap apenas com 38% de ram ai decidir remove-lo meu uso é basico e quando faço um uso maior ele usa menos que 4GB de ram , então não tomei nenhuma decisão precipitada.
mesmo assim valeu pela informação , aqui aprendo muito sobre Linux
Tem motivo para ser assim, não é aleatório, isso otimiza a page cache.
Nada na computação é sem motivo, deveria ser.
A cache de pagina para sentir a sua otimização do sistema em ação, basta vc abrir um programa que ainda não foi aberto desde a inicialização da maquina, marcar o tempo que leva para ele iniciar, dps vc fecha o programa e abre ele novamente, o tempo para ele abrir será consideravelmente menor devido a cache de pagina.