Ubuntu 23.04 chega com novidades pra quem gosta de GNOME e SNAPS

Finalmente a Canonical lançou a versão 23.04 do Ubuntu trazendo algumas novidades interessantes
como o novo instalador, GNOME 44 e uma snap store mais eficiente.
E outras novidades não tão interessantes como a falta de suporte por padrão a Flatpak nas flavours

E você o que achou do Ubuntu 23.04?

2 curtidas

Lanço na data certinha, a Canonical vem cumprido com a sua agenda de lançamento.

Queria saber que falta de suporte por padrão a flatpak é essa, já que nunca vi nenhuma versão do Ubuntu vindo com flatpak instalado e configurado.

A Canonical é uma fundação com objetivo de ter lucro, logo ela esta competindo para que o Snap ganhe o marcado de empacotamento.

ok, mas não responde minha dúvida kkk. O q querem dizer com não vem com flatpak por padrão nessa versão? Q eu lembre isso sempre foi normal e nunca veio, alias muitas distros não veem sendo necessário instalação do suporte a flatpak.

Antes o suporte ao flatpak era habilitado por padrão.
Agora você precisa adicionar o suporte a flatpaks além de adicionar o flathub

Então pó, a canonical quer ganhar o mercado de empacotamento dessa forma ela estaria igualando a competição se vier com o Flatpak por padrão.

Não era não! Uso Ubuntu a anos e afirmo isso. Tinha que acessar o site do flatpak config e instalar o suporte.

Eu não me incomodo com isso, se a Canonical ganhar o mercado de empacotamento é porque o Snap é melhor. Eu só não sei se o Flatpak é um softwere que esta nessa competição.

Tem tempo que não uso o Ubuntu como daily system, mas nos meus últimos anos por mais que o flathub sugerisse que você rodasse um sudo apt install flatpak a partir do Ubuntu 18.04, sempre que eu fazia isso o flatpak já estava instalado

O Ubuntu nunca ofereceu flatpaks por padrão no sistema. A Canonical desenvolve os snaps e se responsabiliza pelo suporte deles ao oferecê-los por padrão no Ubuntu. Se quiserem adicionar suporte nativo a flatpaks, estarão adicionando mais um detalhe no suporte ao sistema (lembremos que o Ubuntu é uma das únicas distribuições com um esquema de suporte técnico sério).

TL;DR: Ao não oferecer por padrão o suporte a flatpaks, a Canonical está deixando a responsabilidade pela manutenção dos mesmos nas mãos de quem quiser usá-los.

3 curtidas

Os primeiros passos dos pós install. :partying_face:

4 curtidas

Isso ocorria nas flavors. Se não me engano, o Ubuntu Mate e o Kubuntu era algumas que já vinham com flatpak ativado.

2 curtidas

Rapaz pois eu usei (literalmente) todas as versões do Ubuntu começando pela 12.04 até a 22.04 (De meu uso atual) e nunca que o suporte a flatpak veio instalado por padrão.

Ahhh. Deve ser nos flavours msm, porq n versão oficial (Padrão) nunca veio.

pronto
Matéria corrigida

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.