Finalmente a Canonical lançou a versão 23.04 do Ubuntu trazendo algumas novidades interessantes
como o novo instalador, GNOME 44 e uma snap store mais eficiente.
E outras novidades não tão interessantes como a falta de suporte por padrão a Flatpak nas flavours
ok, mas não responde minha dúvida kkk. O q querem dizer com não vem com flatpak por padrão nessa versão? Q eu lembre isso sempre foi normal e nunca veio, alias muitas distros não veem sendo necessário instalação do suporte a flatpak.
Eu não me incomodo com isso, se a Canonical ganhar o mercado de empacotamento é porque o Snap é melhor. Eu só não sei se o Flatpak é um softwere que esta nessa competição.
Tem tempo que não uso o Ubuntu como daily system, mas nos meus últimos anos por mais que o flathub sugerisse que você rodasse um sudo apt install flatpak a partir do Ubuntu 18.04, sempre que eu fazia isso o flatpak já estava instalado
O Ubuntu nunca ofereceu flatpaks por padrão no sistema. A Canonical desenvolve os snaps e se responsabiliza pelo suporte deles ao oferecê-los por padrão no Ubuntu. Se quiserem adicionar suporte nativo a flatpaks, estarão adicionando mais um detalhe no suporte ao sistema (lembremos que o Ubuntu é uma das únicas distribuições com um esquema de suporte técnico sério).
TL;DR: Ao não oferecer por padrão o suporte a flatpaks, a Canonical está deixando a responsabilidade pela manutenção dos mesmos nas mãos de quem quiser usá-los.
Rapaz pois eu usei (literalmente) todas as versões do Ubuntu começando pela 12.04 até a 22.04 (De meu uso atual) e nunca que o suporte a flatpak veio instalado por padrão.